Sem categoria

Negócios do sabor: começa hoje, em Manaus, a Feira Internacional de Gastronomia

A Figa contará com 86 estandes e a participação de muitos restaurantes de Manaus – foto: divulgação

A Figa contará com 86 estandes e a participação de muitos restaurantes de Manaus – foto: divulgação

 

Na busca por fortalecer o mercado gastronômico e fomentar a cadeia de abastecimento e de prestação de serviços dos bares e restaurantes do Amazonas, começa nesta terça-feira (17), pela primeira vez em Manaus, a Feira Internacional de Gastronomia (Figa). O evento é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel-AM) em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). 

O evento vai até o dia 19 de novembro no Centro de Convenções Vasco Vasques e, no dia 20, segue para o Salão Nobre do Studio 5, como parte da programação da oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam), com objetivo de promover a inserção da gastronomia local à internacional, por meio de pratos exclusivos e exóticos da região.

Serão 86 estandes de diversos restaurantes da capital e franqueados que estarão a disposição para visitação nos dias da feira, que sediará mais quatro eventos simultâneos. Entre eles está o 24º Encontro Nacional da Abrasel, onde presidentes regionais da entidade estarão na capital amazonense para conhecer a gastronomia local e discutir sobre as políticas públicas e melhorias do segmento.

Durante a feira, será feita também a abertura da 3ª Semana Qualidade Abrasel que se dividirá entre palestras e cozinhas-show.

O principal objetivo será oferecer conhecimento para administradores e áreas afins de bares e restaurantes. Estarão presentes especialistas nas áreas de gestão de pessoas e de negócios e juristas sobre questões trabalhistas. Empresários locais também apresentarão suas histórias de sucesso.

A Cozinha-Show contará com dez chefs, sendo cinco internacionais, que exibirão técnicas de cozinha de vanguarda e de cozinha criativa com ingredientes amazônicos. Três chefs residentes em Manaus apresentarão o uso de ingredientes locais de novas maneiras e com novas combinações, além da utilização das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

Segundo a presidente da Abrasel-AM, Janete Fernandes, a Figa será para a Gastronomia Amazonense o que a Fiam é para o Polo Industrial de Manaus (PIM). “O segmento de bares e restaurantes hoje emprega 100 mil pessoas, somos o distrito da alimentação fora do lar. A Figa vem para solidificar o segmento que cada vez mais se qualifica por meio de cursos de nível superior e de capacitações técnicas contínuas e que se inovam com tecnologias, gerando qualidade no atendimento e ofertando alimento seguro”, afirmou.

Por Mairkon Castro

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir