Sem categoria

Negócios do sabor: começa hoje, em Manaus, a Feira Internacional de Gastronomia

A Figa contará com 86 estandes e a participação de muitos restaurantes de Manaus – foto: divulgação

A Figa contará com 86 estandes e a participação de muitos restaurantes de Manaus – foto: divulgação

 

Na busca por fortalecer o mercado gastronômico e fomentar a cadeia de abastecimento e de prestação de serviços dos bares e restaurantes do Amazonas, começa nesta terça-feira (17), pela primeira vez em Manaus, a Feira Internacional de Gastronomia (Figa). O evento é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel-AM) em parceria com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). 

O evento vai até o dia 19 de novembro no Centro de Convenções Vasco Vasques e, no dia 20, segue para o Salão Nobre do Studio 5, como parte da programação da oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam), com objetivo de promover a inserção da gastronomia local à internacional, por meio de pratos exclusivos e exóticos da região.

Serão 86 estandes de diversos restaurantes da capital e franqueados que estarão a disposição para visitação nos dias da feira, que sediará mais quatro eventos simultâneos. Entre eles está o 24º Encontro Nacional da Abrasel, onde presidentes regionais da entidade estarão na capital amazonense para conhecer a gastronomia local e discutir sobre as políticas públicas e melhorias do segmento.

Durante a feira, será feita também a abertura da 3ª Semana Qualidade Abrasel que se dividirá entre palestras e cozinhas-show.

O principal objetivo será oferecer conhecimento para administradores e áreas afins de bares e restaurantes. Estarão presentes especialistas nas áreas de gestão de pessoas e de negócios e juristas sobre questões trabalhistas. Empresários locais também apresentarão suas histórias de sucesso.

A Cozinha-Show contará com dez chefs, sendo cinco internacionais, que exibirão técnicas de cozinha de vanguarda e de cozinha criativa com ingredientes amazônicos. Três chefs residentes em Manaus apresentarão o uso de ingredientes locais de novas maneiras e com novas combinações, além da utilização das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

Segundo a presidente da Abrasel-AM, Janete Fernandes, a Figa será para a Gastronomia Amazonense o que a Fiam é para o Polo Industrial de Manaus (PIM). “O segmento de bares e restaurantes hoje emprega 100 mil pessoas, somos o distrito da alimentação fora do lar. A Figa vem para solidificar o segmento que cada vez mais se qualifica por meio de cursos de nível superior e de capacitações técnicas contínuas e que se inovam com tecnologias, gerando qualidade no atendimento e ofertando alimento seguro”, afirmou.

Por Mairkon Castro

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir