Mundo

Negociador das Farc afirma que processo de paz colombiano não vai fracassar

O chefe negociador das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), conhecido como Iván Márquez, garantiu que os diálogos de paz com o governo colombiano não vão fracassar como outros processos, porque “há uma determinação das partes para procurar fórmulas” a fim de acabar com o conflito.

“Isso é importante. É preciso que as duas partes queiram chegar a um acordo, e creio que essa é a situação que estamos vivendo nesta nova tentativa para conseguir esse propósito superior aqui em Havana”, afirmou em entrevista ao canal Univision.

O chefe negociador das Farc considerou que não é verdade que os diálogos sejam uma maneira de ganhar tempo para que o grupo recupere terreno militar que perdeu nos últimos anos.

“Creio que este processo que levamos a cabo aqui em Havana [capital de Cuba] não se inverte, não tem marcha atrás. Esperamos que a contraparte também se disponha a obstruir e dessa maneira pensamos que, relativamente em pouco tempo, poderemos chegar à assinatura do acordo final”, disse.

O governo do presidente Juan Manuel Santos e a maior guerrilha da Colômbia negociam desde 2012, em Cuba, um acordo de paz para pôr fim a mais de meio século de conflito armado no país.

O governo colombiano e a guerrilha das Farc retomaram, no início deste mês, as negociações de paz, uma semana após o anúncio de um acordo judicial entre as duas partes, um avanço decisivo para um acordo de paz definitivo, que pode ser firmado em seis meses.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir