País

Navio hospital da Marinha inicia viagem para atender ribeirinhos no Acre

Navio-hospital-dr-montenegro

Os moradores vão ter acesso a consultas médicas e odontológicas, exames clínicos, cirurgias de pequeno porte e a medicamentos – foto: divulgação.

Cerca de 25 mil ribeirinhos do Acre devem ser atendidos pelo Navio de Assistência Hospital Doutor Montenegro, da Marinha, que partiu na manhã desta sexta-feira (08) do Cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus. O destino é o município acriano de Cruzeiro do Sul, onde a equipe de saúde vai dar início à 16ª Operação Acre. O navio também vai passar pelas cidades de Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Os moradores vão ter acesso a consultas médicas e odontológicas, exames clínicos, cirurgias de pequeno porte e a medicamentos. Segundo o comandante da Flotilha do Amazonas, o capitão de mar-e-guerra, Ednaldo Blum, o navio conta novos equipamentos para essa operação.

“Temos a novidade esse ano que é um raio X com conversor digital, que elimina a parte de revelação. Com isso, a gente consegue transmitir por internet a imagem da radiografia para qualquer lugar do mundo para análise e diagnóstico da doença por um especialista”.

O navio também está equipado com mamógrafo e quatro lanchas para atendimento em locais de difícil acesso. A equipe de saúde é composta por 22 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos. A operação vai até o dia 29 de abril. Antes da partida do navio, familiares se despediam emocionados desses profissionais que tem uma missão demorada.

Para o comandante do navio, o capitão de corveta, Telmo Paiva de Oliveira, apesar de ser uma longa viagem, a experiência é gratificante. “Da mesma forma que eles sentem a nossa falta, pra gente é prazeroso. Ao longo do ano passado todo foi uma preparação para colocar o navio numa qualidade excelente para atender, da melhor forma possível, a população ribeirinha do estado do Acre, pessoas que necessitam da nossa ajuda”, afirmou o comandante Telmo Paiva.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir