Esportes

Nadadores do Amazonas se reúnem para o Festival de ‘braçadas’ neste fim de semana

Com 264 nadadores e 12 clubes, o Campeonato Estadual de Categorias e Festival Amazonense de Mirim Petiz de Natação tem início nesta sexta-feira (16) e vai até domingo (18), no Clube do Trabalha-dor do Sesi/AM, Zona Leste de Manaus. A competição, que conta pontos no ranking de atletas e grê-mios, faz parte da classe de graduados e é um dos últimos eventos do calendário 2015 da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada).

Segundo o técnico esportivo e presidente da Fada, Vítor Hugo Façanha, o “Botinho”, os nadadores das categorias feminino e masculino mirim, infantil, petiz, juvenil e júnior sênior, farão as provas divididas em quatro etapas e disputarão as medalhas e troféus oferecidos aos três primeiros colocados.

“Grandes nomes da atualidade vão participar do evento e dentre eles posso citar Caio Vasconcelos, do clube La Salle, que é o primeiro no ranking nacional na prova 100 metros e 2.200 metros na modalida de peito dentro da categoria juvenil. Já a representante do feminino é Stephanie Rodrigues, também da categoria juvenil e detém o 9º lugar no ranking nacional dos 100 metros de nado borboleta”, destacou.

O técnico contou ainda que os jovens têm um futuro promissor no esporte, pois os últimos resultados dos amazonenses em competições de nível nacional, como o Campeonato Brasileiro em junho deste ano em Recife, Caio brilhou e faturou o 3º lugar em sua categoria e Stephanie levou o 5º lugar nos 200 metros borboleta.

De acordo com Caio, os treinos têm sido direcionados para as provas da segunda etapa do 24º Cam-peonato Brasileiro de Natação Juvenil, dia 25 de novembro em João Pessoa, mas que o ritmo reduziu por conta da proximidade do Campeonato Estadual.

“Depois vou aumentar os treinos de novo e quando chegar próximo à data do Brasileiro, vamos reduzir novamente. Na primeira fase levei a medalha de bronze e agora meu objetivo principal é faturar o ouro para poder integrar a seleção brasileira juvenil”, contou o nadador, que treina de segunda a sábado três horas por dia na piscina e quatro vezes na semana, também por três horas na academia para adquirir força.

Este ano o Festival homenageia o atual dirigente da Fundação Vila Olímpica (FVO), o ex-técnico de natação Aly Almeida. Já o Campeonato distribuirá aos os atletas vencedores os troféus com os nomes dos grandes nadadores Alexandra Albuquerque para a categoria infantil, Antônio Henrique no juvenil e Felipe Isper Abrahim para júnior sênior.

Dentre os 12 clubes inscritos, as equipes roraimenses APABV 6º BC e Aquática Marinho vêm para acirrar a disputa. A premiação deverá acontecer no Salão dos Espelhos do Rio Negro Clube, no centro da capital amazonense.

Patrocínio

“Botinho” pontuou ainda que a principal adversidade sofrida pelos desportistas tem sido a falta de patrocínio. Apesar de se esforçarem e conseguirem apoio das secretarias de esporte, principalmente, com passagens aéreas para competições fora do Amazonas, boa parte dos recursos vêm dos bolsos dos “paitrocinadores”.

“Os pontos principais para essa garotada se destacar são apoio, patrocínio e treino. Sem isso, fica impossível chegar lá. As conquistas que eles têm tido é com o apoio de passagens aéreas custeadas pelo governo e o restante vem dos pais. Os atletas precisam de mais patrocínio, de empresas privadas para poderem custear principalmente os treinos e trazerem bons resultados para o Amazonas”, disse o presidente da Fada.

Por Cecília Siqueira

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir