Dia a dia

Na Compensa, carro e 700 pacotes de carvão vegetal são apreendidos pelo Batalhão Ambiental

Além do carvão vegetal, foi aprendido o veículo no qual estava sendo transportado – foto: divulgação/BA

Além do carvão vegetal, foi aprendido o veículo no qual estava sendo transportado – foto: divulgação/BA

Aproximadamente 700 pacotes de carvão vegetal foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (26) pela Polícia Militar do Amazonas, por meio do Batalhão de Policiamento (BPAmb-AM). De acordo com informações do BPAmb-AM, a apreensão do material ocorreu na avenida Brasil, Compensa, Zona Oeste, durante fiscalização de rotina.

Além do carvão vegetal que estava com o documento de origem florestal vencido, foi aprendido o veículo no qual estava sendo transportado o material, uma Besta GS Extra Grandz Cinza, de placa JXV 4368.

Segundo o BPAmb-Am, ao ser questionado sobre a documentação necessária para o transporte do carvão vegetal, o proprietário e motorista do veículo, identificado por Josias Pessoa Dourado, apresentou documento vencido no dia 19 de maio de 2016. Por esta razão, ele foi conduzido ao 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), juntamente com o material apreendido, para a realização dos procedimentos cabíveis.

O BPAmb-Am informou ainda, que o crime cometido por Josias encontra-se no art. 46 da lei n° 9.605/98, no qual “receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem exigir a exibição de licença do vendedor, outorgada pela autoridade competente, e sem munir-se da via que deverá acompanhar o produto até final beneficiamento. Com pena – detenção, de seis meses a um ano, e multa”.

Para denunciar crimes ambientais o denunciante pode ligar para o número 190 ou para o linha direta do Batalhão Ambiental: 98842-1547.

Michelle Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir