Dia a dia

Mutirão de cirurgias leporinas no Amazonas será em outubro

cirurgias-leporinos-divulg

Ao menos 40 cirurgias de lábios leporinos deverão ser realizadas em outubro, durante o mutirão promovido pela ONG – foto: divulgação

No período de 10 a 14 de outubro, a Organização Não Governamental (ONG) Smile Train fará um mutirão de cirurgias no Amazonas voltado para crianças portadoras de lábios leporinos. Nas últimas duas semanas, a falsa informação em redes sociais referente a cirurgias desse tipo em uma unidade de Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) frustrou centenas de pacientes que esperam pelo procedimento.

A diretora da Smile Train – América do Sul, Mariana Góes, destacou que a segunda campanha nacional de cirurgias para lábios leporinos está marcada para ocorrer em Manaus, e será supervisionada pelo cirurgião plástico Álvaro Sá. A previsão é a de que 40 pessoas sejam beneficiadas com o procedimento.

“Em breve, será anunciada a ação pelos meios de comunicação da cidade. As pessoas que acreditaram nas informações que circularam nesses dias nas redes sociais não podem ficar desapontadas. Nós estamos trabalhando para realizar, em outubro, ao menos 40 procedimentos cirúrgicos. Os que não passarem nessa primeira triagem poderão realizar a cirurgia nos outros meses”, informou Góes.

Ela ressaltou que o critério de escolha será feito por meio de avaliação física do paciente, que deve estar em condições de saúde adequada para realizar o procedimento. Os exames médicos serão solicitados no primeiro dia da triagem. Após esse processo, será feita a escolha de quem realmente entrará para a lista de cirurgias. Os procedimentos cirúrgicos estão programados para ocorrerem na terça, quarta, quinta e sexta-feira.

“Não existe um limite de idade para fazer a cirurgia, até adultos poderão ser operados. Mas adianto que esse procedimento cirúrgico ocorre mensalmente em Manaus. A campanha serve mais para sensibilizar a população de que o tratamento existe, é gratuito e que ocorre durante o ano todo. Quem não puder realizar o procedimento durante a campanha, terá o nome triado e será chamado posteriormente. Não vamos fechar as portas ou rejeitar nenhuma pessoa”, afirmou.

Boataria

Após o tumulto que se formou em frente ao Caic José Carlos Mestrinho, no bairro Alvorada, Zona Oeste, nesta semana, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio de nota, informou que a notícia dando conta de que a unidade estaria realizando cirurgias em crianças com lábios leporinos foi veiculada, irresponsavelmente, em grupos de WhatsApp.

A direção pediu ainda a todos que receberem a mensagem que, além de não dar crédito, ajudem a divulgar que ela não é verdadeira e assim evitar que as pessoas percam tempo indo procurar atendimento no local errado.

Por Gerson Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir