Dia a dia

Mulheres de Manaus ganham novos aliados à saúde

O Laboratório de Citopatologia centralizará a realização dos exames preventivos de colo de útero – foto: divulgação

O Laboratório de Citopatologia centralizará a realização dos exames preventivos de colo de útero – foto: divulgação

Novos aliados vão ajudar no tratamento e saúde da mulher em Manaus. Um deles é o Laboratório Municipal de Especialidades Professor Sebastião Ferreira Marinho, na rua Rio Purus, 317, conjunto Vieiralves, zona Centro-Sul, onde também vai funcionar o Laboratório de Citopatologia e de Microbiologia, além da Unidade de Monitoramento Externo da Qualidade (Umeq) e um Polo de Educação Continuada.

O complexo foi entregue à população pelo prefeito Arthur Neto, na última sexta-feira (18), como parte das estratégias voltadas à saúde da mulher.

“Nós temos que lutar e enfrentar o câncer de colo de útero. É um trabalho que pode demorar 10, 15 anos, mas se nós não implantássemos agora, isso ficaria para mais de 20 anos. É fundamental termos a noção de que estamos fazendo o melhor que se pode, não só visando o presente, mas o futuro da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

“Estamos não apenas melhorando as ações de assistência e promoção à saúde, mas também ampliando nossa capacidade de atendimento, para que possamos intensificar os cuidados com as mulheres”, destacou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, informando ainda que os laboratórios vão tornar mais ágil e eficiente a realização de exames de acompanhamento e diagnóstico, favorecendo as mulheres.

O Laboratório de Citopatologia centralizará a realização dos exames preventivos de colo de útero, colhidos em todas as unidades da rede municipal de Saúde, incluindo as Unidades Móveis da Mulher. O Laboratório de Microbiologia irá atender, principalmente, mulheres gestantes, realizando o exame de urocultura durante o pré-natal.

A Umeq, que atende a requisitos nacionais de monitoramento da qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, irá fazer o controle dos preventivos realizados por outras unidades de saúde do Amazonas, incluindo as da rede particular, que prestam serviço por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o Polo de Educação Continuada irá auxiliar na capacitação de profissionais visando a melhoria da qualidade na realização dos exames.

O Laboratório de Especialidades, situado, não fará atendimento direto ao público. A meta é entregar os resultados dos exames em até 30 dias. Em média, a rede municipal de saúde realiza 270 mil exames por mês.

Com informações da assessoria

1 Comment

1 Comment

  1. Wilson Moreira

    22 de março de 2016 at 11:08

    O que se vê no Brasil é que a saúde esta longe de ser uma prioridade para os governantes. Digo isso em todas as esferas de governo, federal, estadual e municipal. Basta ver que falta material básico nos postos de saúde em todo o país e ultimamente até vacinas estão faltando na rede pública. Vacinas essas que sozinhas são capazes de prevenir milhares de doenças graves e que podem levar à morte, mas que os governantes negligentemente tem deixado faltar nas unidade básicas de saúde.

    Deveríamos ter milhares de laboratórios bem equipados em todo o país não só nas capitais como também nas cidades do interior para que doenças graves como câncer de colo, de mama, de próstata fossem detectado e tratado precocemente e consequentemente milhares de vidas seriam salves apenas com essas medidas simples e muito mais barato para o governo do quê tratar essas doenças já em estágio avançado. Por tanto todo mundo sairia ganhando, mas parece que os governantes não consegue enxergar isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir