Economia

MPF/AM recomenda regularização do fornecimento de energia elétrica em Manicoré

Oscilações na rede e constantes cortes no serviço de energia têm afetado a qualidade de vida da população – foto: Divulgação

Oscilações na rede e constantes cortes no serviço de energia têm afetado a qualidade de vida da população – foto: Divulgação

O Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) expediu uma recomendação à Eletrobras Amazonas Energia para que a empresa regularize o fornecimento de energia elétrica ao município de Manicoré (a 332 quilômetros da capital). Segundo o documento, a empresa deve providenciar a troca de motores defeituosos ou ultrapassados e instalar novos equipamentos que possam suprir a demanda do município.

O MPF/AM considerou que as constantes quedas de energia em Manicoré estão provocando transtornos para os habitantes. As aulas nas escolas e o atendimento em órgãos públicos chegaram a ser suspensos em função das constantes interrupções no fornecimento de energia.

Além disso, as ruas da cidade ficam sem iluminação durante a noite e os moradores também reclamam de prejuízos com aparelhos eletrônicos queimados e alimentos perecíveis estragados por falta de refrigeração.

Segundo o procurador da República Rafael da Silva Rocha, autor da recomendação, há, pelo menos, dois anos, Manicoré registra problemas de racionamento e oscilações de energia.

Uma ata de audiência pública realizada na Câmara de Vereadores em setembro de 2013 sobre o problema, inclusive com a presença de representante da empresa Amazonas Energia, e diversas reportagens veiculadas por uma emissora de TV local, entre 2014 e 2015, demonstram o histórico de falhas na prestação do serviço na cidade.

“O serviço de fornecimento de energia elétrica é essencial, na medida em que possibilita o acesso a bens da vida fundamentais para o desenvolvimento, bem-estar e até mesmo, em casos especiais, para a sobrevivência do ser humano, razão pela qual a ausência da prestação regular do serviço público essencial viola o princípio da dignidade da pessoa humana”, ressaltou Rafael Rocha.

A empresa Amazonas Energia tem dez dias para informar as providências adotadas em relação ao cumprimento da recomendação. Na próxima semana, uma equipe de membros e servidores do MPF estará no município de Manicoré para a realização da 9ª edição do projeto ‘MPF na Comunidade’ e verificará o cumprimento das medidas recomendadas.

Em nota a Eletrobras Amazonas Energia informa que a empresa já restabeleceu em 100% o fornecimento de energia em Manicoré. A concessionária disse ainda que foram recuperados dois grupos geradores, que receberam os reparos necessários, e o fornecimento de energia elétrica no município foi reforçado com a chegada de mais um grupo gerador.

A Eletrobras Amazonas Energia finalizou a nota agradecendo a compreensão de todos os seus consumidores e informando que está trabalhando para que o sistema elétrico do Estado tenha mais confiabilidade e qualidade para a população amazonense.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir