Cultura

‘Mova-se’ abre inscrições para performances locais

As inscrições para as produções locais que queiram participar da 7ª edição do festival de dança Mova-se: Solos, Duos e Trios estão abertas de 1° de junho a 15 de julho, por meio do site casaraodeideias.com.br. No endereço eletrônico é possível encontrar a ficha de inscrição e os documentos necessários para efetuar o cadastro, mas o participante também pode se inscrever na sede do Casarão de Ideias, localizada na rua Monsenhor Coutinho, 275, no Centro de Manaus.

No ato da inscrição física, na sede do ponto de cultura, é necessário levar documentos de identificação, cinco fotos do trabalho, com breve sinopse e vídeo – se possível em alta resolução, pois será utilizado em futuros materiais de divulgação do evento. O resultado da curadoria será divulgado no dia 20 de julho no site do Casarão de Ideias.

Novas opções

Uma das novidades desta edição será o Mova-se na Rua, no qual podem participar trabalhos que sejam voltados ao corpo e à dança contemporânea. Segundo João Fernandes, diretor-geral do festival, essa é uma oportunidade para o público e para os grupos locais que fazem algum tipo de pesquisa direcionada ao corpo.

“Nós temos um palco que é montado para as batalhas de b-boys e de dança de salão, então vamos otimizá-lo para ampliar ainda mais a diversidade do Mova-se, que é o grande diferencial do festival. Inovamos mais uma vez ao trazer essa nova possibilidade ao público e às companhias, fazendo com que se sintam contemplados com esse movimento de dança, que é um dos poucos que acontecem em Manaus e na região Norte, agregando tantas ações”, declarou.

Outra nova ação do festival será a Mostra Universitária, que é direcionada para grupos universitários e de cursos acadêmicos que fazem algum tipo de pesquisa referente ao corpo. Não precisa ser estudante do curso de dança para participar; basta apenas ter algum tipo de trabalho que proponha uma discussão sobre o corpo e a sua contemporaneidade.

“Muitas vezes os alunos têm dentro das universidades o lugar da teoria e do experimento, mas não vivenciam o mercado e não compartilham as suas pesquisas com todos. Essa mostra será um palco em que vamos fazer o papel das universidades, que é de dar formação teórica e prática; e quanto festival mostrar aos discentes o mercado de trabalho e o lugar onde suas produções podem ser inseridas”, explicou Fernandes, que é o fundador do Casarão de Ideias.

No ano de 2015, mais de 10 mil pessoas foram conferir a sexta edição do festival Mova-se: Solos, Duos e Trios, que contou com vasta programação nas cidades de Manaus e de Porto Velho, trazendo companhias de vários estados brasileiros, entre eles Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia, Belo Horizonte e Paraná.

A 7ª edição do Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios será realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia, O Boticário na Dança, Fundação Nacional das Artes (Funarte), por meio do Prêmio Klauss Vianna de Dança 2015, apoio do governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), e Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e é uma realização do Casarão de Ideias, Cia. de Ideias e Ministério da Cultura, Brasil Pátria Educadora (MinC).

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir