Cultura

Mostra multidisciplinar indígena estreia no Centro Cultural Povos da Amazônia

O evento conta com 25 atividades, entre palestras, mesas redondas, oficinas , gastronomia, dança e exibição de filmes – foto: divulgação

O evento conta com 25 atividades, entre palestras, mesas redondas, oficinas , gastronomia, dança e exibição de filmes – foto: divulgação

Visando reunir em um único evento, estudos, projetos artísticos, culturais e científicos sobre a temática indígena, a Secretaria de Cultura (SEC), realiza desta segunda-feira (8) até o dia 10, das 8h às 14h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, a “1ª Mostra Multidisciplinar sobre Povos Indígenas”.

Apoiam a iniciativa a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), Fundação Nacional do Índio (Funai), as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed), a Associação de Mulheres Artesãs do Alto Rio Negro (AMARN) e do Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya).

O evento conta com 25 atividades, entre palestras, mesas redondas, oficinas de artesanato, gastronomia, apresentação de dança, exibição de filmes, os quais retratarão a cultura e a problemática indígena. A programação comemora o Dia Internacional do Povos Indígenas (dia 9 de agosto), data que foi instituída em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em conjunto com os povos indígenas de diversas partes do mundo, representando uma conquista para a preservação e integridade física e cultural dos povos indígenas.
“Esta é mais uma importante iniciativa do Governo José Melo que visa a valorização dos Povos Indígenas através de uma programação ampla que apresentará diversos temas como os estudos geográficos na Amazônia Indígena, os direitos dos indígenas, a cartografia do patrimônio cultural e as atividades criativas das comunidades indígenas de Manaus, além de oficina de gastronomia indígena e muito mais”, ressalta o secretário de estado de Cultura, Robério Braga.

O Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) administrado pela Secretaria de Estado de Cultura é um espaço voltado para pesquisar, valorizar, difundir e preservar as informações sobre os países da Amazônia Continental – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela, além de contemplar os nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Brasileira ou Amazônia Legal.

É um espaço que atende a diversos públicos, sempre visando a disseminação da cultura dos povos indígenas. Além de ter uma programação fixa com visitação, também recebe eventos Institucionais como congressos, conferencias, reuniões e feiras. O Centro Cultural fica localizado no bairro Distrito Industrial, zona Sul de Manaus, na antiga Bola da Suframa.
Com informações da assessoria

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir