Cultura

Mostra de teatro da UEA exibirá mais de 60 peças de graça

O objetivo estratégico do evento é incentivar as produções artísticas na cidade de Manaus-foto: divulgação

O objetivo estratégico do evento é incentivar as produções artísticas na cidade de Manaus-foto: divulgação

Mais de 60 espetáculos teatrais, encenados e dirigidos por alunos do curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) serão apresentados, a partir de quinta-feira (18), durante a 4ª edição da Mostra Semestral de Teatro. As encenações ocorrerão no Centro, na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), anexo da UEA (rua Leonardo Malcher, 1.728), Teatro Américo Alvarez (rua Ramos Ferreira, 1.572), Ateliê 23 (rua Tapajós, 166) e, na Zona Leste, na Casa Mamãe Margarida (rua Edmundo Soares, 27, São José 2). As atividades serão realizadas até o dia 27 de junho, com entrada gratuita.

O trabalho, desenvolvido pelos alunos, traz adaptações de grandes dramaturgos, como William Shakespeare, Eugène Ionesco, Fernando Arrabal, Nelson Rodrigues, Harold Pinter e Sarah Kane.

Além das apresentações de peças teatrais, a mostra oferece formação através de seminários e debates sobre o Teatro Local, Teatralidades do Amazonas, Formação de Espectadores, Jogos Tradicionais e Teatrais, e Relato de Experiências dos Alunos do curso.

Segundo uma das coordenadoras, professora do curso Annie Martins, a mostra tem um objetivo estratégico de incentivar as produções artísticas na cidade de Manaus. “A universidade é um polo de pesquisa que precisamos aproveitar como base para a troca com a comunidade, tendo em vista o objetivo político pedagógico que o curso de teatro tem”, explica.

O evento é organizado por alunos e professores, que se envolvem desde as criações até a produção da mostra. “Os alunos e professores se voltam para a mostra como uma grande possibilidade de integração e divulgação do curso de Teatro na UEA, com discussões importantes sobre mudanças urgentes na sociedade que integramos”, diz Annie.

O aluno Marlon Bruno Pontes, do quinto período, é um dos estudantes envolvidos tanto na mostra como na produção. “Entrei por compreender que seria importante para minha formação como acadêmico de teatro e artista. Creio que esta experiência será única e me servirá para produções, e dos outros colegas, após eu sair da universidade”, conta.

O curso

Em 2015, o curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas completa 6 anos, formando a sua terceira turma. A ideia da Mostra Semestral, que vai além do cunho pedagógico ou avaliativo, é uma meta que desde a formação do curso existe, e que cada vez mais ganha espaço na cidade de Manaus.

Todos os períodos do curso em suas áreas de pesquisa, junto às disciplinas ministradas durante o semestre, vão contextualizar e integrar os conhecimentos, para que estes possam de fato contribuir para a formação de futuros profissionais do teatro, aptos a refletir a nossa realidade, promover e estimular as mudanças culturais.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir