Cultura

Mostra de livros infantis movimenta Centro de Educação Infantil Renata Holanda

Na programação, as crianças fizeram à apresentação das historinhas infantis em dez salas temáticas - foto: divulgação

Na programação, as crianças fizeram à apresentação das historinhas infantis em dez salas temáticas – foto: divulgação

As mais variadas histórias infantis fizeram parte da programação da 6ª Mostra de Livros Infantis, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Renata Holanda, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 23, e contou com a participação dos 485 alunos do 1º e 2º períodos, além das professoras, pais, responsáveis e comunidade.

Desenvolvida pela coordenação pedagógica da escola, a ação faz parte do projeto didático ‘Quem conta um conto encanta!’. O objetivo é iniciar nos alunos o gosto pela leitura, utilizando como via principal o conto de histórias infantis, a fim de desenvolver a oralidade, a comunicação, o raciocínio, a expressão corporal e artística, visando, ainda, a construção de uma aprendizagem prazerosa e significativa.

Na programação, as crianças fizeram à apresentação das historinhas infantis em dez salas temáticas: ‘Uma Joaninha diferente’; ‘Mágicas palavras’; ‘Os dois amigos’; ‘A arca de Noé’; ‘O que não cabe no meu mundo: crueldade’; ‘O leão e o rato’; ‘A grande Lulu’; ‘Um mundo melhor’; ‘Romeu e Julieta’; e o ‘Mágico de Oz’.

A professora da escola, Mônica Lira, explicou como foi realizado o trabalho para o aprendizado das crianças com as historinhas infantis. Para educadora, é uma satisfação ver as crianças se apresentando e mostrando tudo que assimilaram em sala de aula.

“No início do ano, escolhemos e pesquisamos as histórias, pois toda história tem que ter um valor moral, onde as crianças possam aprender sobre esse valor.  São valores importantes tanto para vida infantil, quanto para a vida adulta. As histórias foram trabalhadas e depois pesquisadas em sala de aula durante o ano todo”, disse.

Conforme a educadora, as professoras fizeram atividades com os alunos por meio de técnicas de contação de histórias, artes plásticas, dança e encenação. “Tudo relacionado a uma história escolhida. Foi selecionado um personagem, onde a criança trabalhou com o valor moral da história, assim como, as letras e a sequência lógica dos personagens”, salientou.

A auxiliar de escritório Marolina de Souza Silvino, mãe do aluno do 2º período, Gabriel de Souza Lima, 5, ficou satisfeita ao ver o aprendizado de seu filho sobre as mais variadas historinhas infantis. “Meu filho já consegue ler as historinhas e vai fundo dentro do livro ao fazer a leitura. Ele foi o personagem Romeu, mas está muito feliz por fazer tudo isso. Acredito que esse aprendizado, mesmo ainda criança, é muito bom para seu desenvolvimento como pessoa. Estou muito feliz por ele”, comentou.

Com um sorriso, a aluna do 2º período, Liandra Luara Negreiros Andrade, 6, mostrou toda sua alegria ao ter aprendido a historinha “Um mundo melhor”. Para ela, foi algo muito especial que nunca mais vai esquecer. “Eu aprendi que o bom é ser prudente e cuidadosa com tudo ao seu redor. Ler a história foi muito legal e gostei muito do li sobre isso”, disse.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir