Cultura

Morre o dramaturgo britânico Peter Shaffer, autor de ‘Amadeus’

A causa da morte não foi divulgada - foto: reprodução

A causa da morte não foi divulgada – foto: reprodução

O dramaturgo britânico Peter Shaffer, autor de ‘Amadeus’, cujo roteiro para o cinema lhe rendeu um Oscar, morreu nesta segunda-feira (6), na Irlanda, aos 90 anos, anunciou sua agência de representação.

Ele estava internado em um hospital de Marymount, do condado de Cork. A causa da morte não foi divulgada.

Shaffer escreveu mais de 18 peças. “Amadeus”, seu maior sucesso, é um relato ficcional sobre a relação entre Mozart e seu amargo rival, o compositor italiano Antonio Salieri. O texto ganhou um prêmio Tony de melhor peça de teatro em 1981. Três anos depois, o filme baseado na história recebeu oito estatuetas no Oscar.

“Equus”, de 1973, sobre um psiquiatra que tenta tratar um jovem adolescente obcecado por cavalos, também ganhou sua versão cinematográfica, em 1977. O longa foi indicado a três Oscars, incluindo o de melhor roteiro adaptado.

O dramaturgo era irmão gêmeo de Anthony Shaffer, que assinou o roteiro do filme de Alfred Hitchcock “Frenesi” (1972) e o de “Morte Sobre o Nilo” (1978), de John Guillermin.

Shaffer vivia em Nova York, mas visitava regularmente Londres e o condado irlandês de Cork, onde comemorou seus 90 anos no mês passado.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir