Cultura

Morre o dramaturgo britânico Peter Shaffer, autor de ‘Amadeus’

A causa da morte não foi divulgada - foto: reprodução

A causa da morte não foi divulgada – foto: reprodução

O dramaturgo britânico Peter Shaffer, autor de ‘Amadeus’, cujo roteiro para o cinema lhe rendeu um Oscar, morreu nesta segunda-feira (6), na Irlanda, aos 90 anos, anunciou sua agência de representação.

Ele estava internado em um hospital de Marymount, do condado de Cork. A causa da morte não foi divulgada.

Shaffer escreveu mais de 18 peças. “Amadeus”, seu maior sucesso, é um relato ficcional sobre a relação entre Mozart e seu amargo rival, o compositor italiano Antonio Salieri. O texto ganhou um prêmio Tony de melhor peça de teatro em 1981. Três anos depois, o filme baseado na história recebeu oito estatuetas no Oscar.

“Equus” , de 1973, sobre um psiquiatra que tenta tratar um jovem adolescente obcecado por cavalos, também ganhou sua versão cinematográfica, em 1977. O longa foi indicado a três Oscars, incluindo o de melhor roteiro adaptado.

O dramaturgo era irmão gêmeo de Anthony Shaffer, que assinou o roteiro do filme de Alfred Hitchcock “Frenesi” (1972) e o de “Morte Sobre o Nilo” (1978) , de John Guillermin.

Shaffer vivia em Nova York, mas visitava regularmente Londres e o condado irlandês de Cork, onde comemorou seus 90 anos no mês passado.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir