Cultura

Morre aos 89 anos Frank Finlay, ator de ‘Othello’ e ‘Os Três Mosqueteiros’

Segundo o jornal britânico ‘The Guardian’, ele teve insuficiência cardíaca, após uma curta doença, e morreu em casa- foto: reprodução

Segundo o jornal britânico ‘The Guardian’, ele teve insuficiência cardíaca, após uma curta doença, e morreu em casa- foto: reprodução

O ator inglês Frank Finlay, conhecido pelos filmes ‘Othello’, ‘Os Três Mosqueteiros’ (1973) e ‘O Pianista’, morreu neste sábado (30), aos 89 anos, informou um comunicado em seu site oficial.

Segundo o jornal britânico ‘The Guardian’, ele teve insuficiência cardíaca, após uma curta doença, e morreu em casa, em Surrey, na Inglaterra, cercado pela família.

Em uma carreira de mais de 60 anos, Finlay fez teatro, cinema e TV. Em ‘Os Três Mosqueteiros’, atuou ao lado de Oliver Reed e Richard Chamberlain.

Por ‘Othello’, recebeu indicações ao Oscar, Globo de Ouro e Bafta (a mais importante premiação inglesa do cinema). No filme, adaptação de uma das peças mais famosas de William Shakespeare, ele interpretou Iago, antagonista do papel-título, vivido por Laurence Fishburne.

O ator também estrelou a série de televisão ‘Bouquet of Barbed Wire’, de 1976, considerada como um dos dramas mais controversos da época, por tratar simultaneamente de dinâmicas familiares e sexuais.
Na TV britânica, participou ainda das séries ‘Casanova’ (1971), ‘Play for Today’ (1970-1981) e ‘The Memoirs of Sherlock Holmes’ (1994).

O ator deixa dois filhos e seis netos.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir