Holofotes

Morre aos 78 anos Yvonne Craig, a ‘Batgirl’ do seriado de TV dos anos 60

A atriz Yvonne Craig morreu na segunda-feira (17), aos 78 anos, após anos de tratamento contra um câncer de mama. Fãs de ‘Batman’ rapidamente associam o nome dela a seu papel mais marcante: a ‘Batgirl’ da TV.

Um dos seriados de maior sucesso em todo o planeta, que foi exibido em 101 países e ainda é reprisado em alguns deles, ‘Batman’ teve três temporadas, de 1966 a 1968. No final da segunda, quando a audiência começa a cair, a versão engraçada das aventuras do Homem-Morcego e seu pupilo Robin precisava de novo fôlego. E os produtora resolveram introduzir na temporada seguinte a Batgirl, versão feminina do herói.

Yvonne Craig tinha 30 anos quando ingressou na série. Nascida nos Estados Unidos, a atriz começou a carreira como bailarina e chegou a fazer parte do Balé Russo de Montecarlo. Mas, desde os 20 anos, ela passou a interpretar pequenos papéis no cinema. Yvonne atuou ao lado de Elvis Presley em dois filmes, ‘Loiras, Morenas e Ruivas’ (1963) e ‘Com Caipira Não se Brinca’ (1964).

Nos anos 1960, focou sua carreira para a TV. Além de ‘Batman’, ela fez aparições em outros seriados cultuados até hoje, como ‘Star Trek’, ‘James West’, ‘Agente da U.N.C.L.E.’ e ‘Terra de Gigantes’. Mas foi como ‘Batgirl’ que virou a musa dos nerds de TV.

A personagem era filha do comissário Gordon, a bibliotecária Barbara Gordon, mas sua identidade era conhecida apenas por Alfred, o mordomo de Bruce Wayne. Batman e Robin não suspeitavam que ela fosse a garota de máscara, capa e roupa justíssima que aparecia para ajuda-los a combater o crime.

A partir de 1972, Yvonne deixou de atuar e passou a viver longe da imprensa. Ela teria trabalhado por décadas no ramo imobiliário, produzindo eventos para lançamentos do ramo.

Ela morreu em sua casa em Pacific Palisades, na Califórnia, assistida por enfermeiros.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir