Cultura

Morre a atriz Grace Lee Whitney, a Janice Rand de ‘Jornada nas Estrelas’

A atriz Grace Lee Whitney, conhecida por interpretar Yeoman Janice Rand em ‘Jornada nas Estrelas’, morreu na sexta-feira (1º) em sua casa na Califórnia, aos 85 anos.

A notícia da morte de Whitney foi anunciada pelo site StarTrek.com, dedicado à franquia.
Whitney participou dos oito primeiros episódios de ‘Jornada nas Estrelas’, em 1966, como a assistente pessoal do Capitão Kirk (William Shatner), mas interrompeu a carreira devido ao problemas com o uso de álcool e drogas. Recuperou-se com a ajuda de Leonard Nimoy, e voltaria à saga com ‘Jornada nas Estrelas – O Filme’, de 1979.

Sua personagem, Yeoman Janice Rand, foi promovida até chegar a comandante ao longo dos filmes ‘Jornada nas Estrelas 3 – À Procura de Spock’ (1984), ‘Jornada nas Estrelas 4 – A Volta para Casa’ (1986), ‘Jornada nas Estrelas 6 – A Terra Desconhecida’ e dos episódios para a TV de ‘Jornada nas Estrelas – Voyager’ (1996). Na série, ela ficou conhecida por paquerar constantemente com o Capitão Kirk.

Nascida Mary Ann Chase, a atriz começou a carreira como cantora e dançarina. Além da franquia ‘Jornada nas Estrelas’, ela participou de outras produções da TV nas décadas de 1960 e 1970, como ‘Batman’ e ‘A Feiticeira’.

Militante do combate ao alcoolismo entre as mulheres em penitenciárias e no Exército da Salvação, Grace Lee Whitney dizia que preferia ser lembrada como “uma sobrevivente” do vício a ser reconhecida pelo papel em ‘Jornada nas Estrelas’.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir