Sem categoria

Moradores reclamam a falta de água em várias partes da cidade

Fornecimento de água estava previsto para ser restabelecido na quarta-feira, mas até ontem, vários bairros estavam sem abastecimento - foto: Márcio Melo

Fornecimento de água estava previsto para ser restabelecido na quarta-feira, mas até ontem, vários bairros estavam sem abastecimento – foto: Márcio Melo

Mesmo após o anúncio do restabelecimento da parada programada na distribuição de água em Manaus, moradores de bairros das Zonas Norte, Leste e Sul ainda ontem, reclamavam a falta de água nas torneiras. De acordo com a Manaus Ambiental, o problema ocorreu na tarde da última terça-feira (31) em uma das bombas de captação de água do rio Negro, na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Ponta das Lajes, do Programa Águas para Manaus (Proama). A previsão é de que o abastecimento seja normalizado ainda hoje.

No bairro Alfredo Nascimento, Zona Norte, o morador da rua Jaçanã, o autônomo, Jonas Feitoza, 47 lembrou que precisa pegar água em um poço artesiano localizado próximo de sua residência. “Faltam forças para pegar água no poço. A água que tem no bairro parece que não tem força para subir para as ruas mais altas. Estamos sem água desde a segunda-feira. Isso é uma vergonha!”, declarou.

Já na Zona Norte, a moradora da rua Nacional, bairro Cidade de Deus, Antônia Amorim, 72, explicou que a conta é distribuída no dia certo. “Eles nunca erram a data para entregar a conta, já a água nas torneiras que é bom falta constantemente. Poxa, precisamos de água para cozinhar e tomar banho, quem não tem caixa d’água como eu sofre muito”, lamentou.

No bairro Armando Mendes, Zona Leste, crianças eram vistas carregando água em baldes para tomar banho. “Preciso ir para aula e por isso tive que vir pegar água na bomba da casa do vizinho que tem poço. Se fosse de vez em quando tudo bem, mas é quase todo dia, é um saco”, disse uma criança de 8 anos que não quis informar o nome.

Na rua São Vicente, no bairro São Lázaro, Zona Sul, a falta de água também prejudicou a produção do padeiro Edson Campos, 48. Segundo ele, foi preciso comprar água mineral para produzir os pães que vende em seu estabelecimento. “Não tive a oportunidade de passar água pelo filtro porque simplesmente não tinha água. Tive que gastar dinheiro comprando água, pois, não poderia ficar sem os pães. Isso é uma palhaçada!”, disse.

Empresa adotou plano emergencial

Por meio de nota, a Manaus Ambiental informou que na tarde de terça-feira, foi detectado um ruído anormal em uma das bombas da captação de água bruta da Rio Negro Ambiental – ETA  Ponta das Lajes, região do Proama, na Zona Leste.

Por se tratar de um equipamento de grande porte foi iniciada de imediato a manutenção no equipamento. Estima-se um total de 60 horas para a execução dos trabalhos. Em função deste ocorrido a vazão produzida foi reduzida e foi necessário adotar um plano emergencial para a distribuição de água.

A ETA Ponta das Lajes é responsável pelo atendimento dos macro setores Jorge Teixeira, Nova Floresta, São José, Multirão, Cidade de Deus e Núcleo 23. Estes setores, durante o período de manutenção, tiveram com o abastecimento comprometido. O setor São José foi atendido de forma emergencial pela ETA Ponta do Ismael.

 

Por Luís Henrique Oliveira/do AGORA

4 Comments

4 Comments

  1. Jefferson

    8 de junho de 2016 at 16:17

    Até agora dia 08/06 nada de água acho que é 60 dias e não 60 horas para restabelecer a distribuição de água.

  2. Fernanda

    8 de junho de 2016 at 12:38

    Gente, porque esquecem tanto do Zumbi….. estamos sem água também e ninguém fala nada, não vejo o Zumbi em NENHUMA lista dos bairros que faltam água..

  3. Cristhian Ricard Moura Mesquita

    5 de junho de 2016 at 15:31

    Boa Tarde meu Queridos, sou orador da Comunidade Jesus Me Deu, na Zona Norte estamos sem o Fornecimento de água desde a Terça-Feira pela manhã, gostaria de contar com o apoio de vocês para resolver está problematica

  4. Arthur Henrique

    3 de junho de 2016 at 14:57

    Prometeram em campanha que ia ter água e agora falta de novo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir