Dia a dia

Missa dos ‘santos óleos’ reúne grande número de cristãos católicos na igreja matriz

A programação da quinta-feira santa conta ainda com a tradicional missa do ‘lava-pés’, programada para as 18h na catedral – foto: colaborador AET

A programação da quinta-feira santa conta ainda com a tradicional missa do ‘lava-pés’, programada para as 18h na catedral – foto: colaborador AET

Realizada na manhã desta quinta-feira santa (23), a tradicional missa dos ‘santos óleos’ reuniu grande número de fieis católicos na igreja Nossa Senhora da Conceição, também concedida como matriz, no Centro de Manaus.

A celebração, presidida por dom Sérgio Castriani, arcebispo metropolitano, começou às 9h30 e contou com grande participação de idosos, jovens e crianças.

O padre Charles Cunha, pároco da igreja, disse que a celebração faz parte dos ritos de preparação à Páscoa do Senhor, também conhecida como ressureição de Cristo. Ele ressaltou que, durante a missa, o arcebispo irá benzer os óleos que serão usados durante o ano nas celebrações de batismos, sacramento da confirmação e na unção dos enfermos. “No evento, os padres também fazem a renovação de suas promessas sacerdotais”, acrescentou.

O pároco da matriz lembra que a programação da quinta-feira santa na igreja católica conta ainda com a tradicional missa do ‘lava-pés’, que também será presidida por dom Sérgio às 18h na catedral. É importante frisar, porém, que, a mesma celebração ocorre em todas as paróquias e área missionárias da arquidiocese de Manaus.

“Essa missa faz memória a um gesto muito bonito de Jesus. O gesto do serviço, onde ele lava os pés dos discípulos e os ensina a fazer o mesmo, mostrando que servir é a vocação de todos nós”.

Por equipe EM TEMPO Online

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir