Sem categoria

Ministro da Educação vem a Manaus lançar novo ciclo do Plano de Ações Articuladas para a região Norte

Aloizio Mercadante também coordenará uma reunião técnica referente ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa- foto: divulgação

Aloizio Mercadante também coordenará uma reunião técnica referente ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa- foto: divulgação

O Ministro da Educação (MEC), Aloízio Mercadante, estará em Manaus na próxima quarta-feira (3), onde lançará, para a região Norte, o novo ciclo (2016-2019) do Plano de Ações Articuladas (PAR). Na mesma oportunidade, o ministro também coordenará uma reunião técnica referente ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

O evento ocorrerá a partir das 10h no Centro de Convenções do Amazonas, Vasco Vaques e contará com a participação de prefeitos municipais do Amazonas, de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e também do secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva.

Conforme o Ministério da Educação (MEC), o PAR, em seu novo ciclo, funcionará como um canal de interação do Governo Federal com os sistemas de ensino. O novo PAR também pretende fortalecer o sistema nacional de educação e alinhar os planos estaduais e municipais ao PNE, assim como ao Plano Plurianual (PPA).

Com ele, também serão integrados diversos dados de controle e gestão da educação que tratam das instalações, da acessibilidade e do projeto político-pedagógico das escolas, formação dos professores e finanças.

O PAR, que segundo Mercadante “é a bússola da relação entre o MEC e qualquer estado ou município do Brasil”, foi importante ao longo da história recente da educação brasileira. Criado em 2007, agora será a grande orientação para a relação entre o ministério e as secretarias de educação estaduais e municipais.

Programa de Alfabetização
Por meio do Programa de Alfabetização na Idade Certa, os Estados brasileiros firmaram o compromisso de executar medidas de modo a assegurar que todas as crianças sejam efetivamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. No Amazonas, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e demais instituições estão empenhadas neste propósito.

Para atingir as metas do Programa, o Amazonas, assim como demais Estados brasileiros, está investindo na capacitação de seus professores, em áreas como Língua Portuguesa e Matemática, trabalhadas fortemente nos anos iniciais do ensino fundamental.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir