Sem categoria

Ministro da Educação vem a Manaus lançar novo ciclo do Plano de Ações Articuladas para a região Norte

Aloizio Mercadante também coordenará uma reunião técnica referente ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa- foto: divulgação

Aloizio Mercadante também coordenará uma reunião técnica referente ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa- foto: divulgação

O Ministro da Educação (MEC), Aloízio Mercadante, estará em Manaus na próxima quarta-feira (3), onde lançará, para a região Norte, o novo ciclo (2016-2019) do Plano de Ações Articuladas (PAR). Na mesma oportunidade, o ministro também coordenará uma reunião técnica referente ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

O evento ocorrerá a partir das 10h no Centro de Convenções do Amazonas, Vasco Vaques e contará com a participação de prefeitos municipais do Amazonas, de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e também do secretário de Estado de Educação do Amazonas, Rossieli Soares da Silva.

Conforme o Ministério da Educação (MEC), o PAR, em seu novo ciclo, funcionará como um canal de interação do Governo Federal com os sistemas de ensino. O novo PAR também pretende fortalecer o sistema nacional de educação e alinhar os planos estaduais e municipais ao PNE, assim como ao Plano Plurianual (PPA).

Com ele, também serão integrados diversos dados de controle e gestão da educação que tratam das instalações, da acessibilidade e do projeto político-pedagógico das escolas, formação dos professores e finanças.

O PAR, que segundo Mercadante “é a bússola da relação entre o MEC e qualquer estado ou município do Brasil”, foi importante ao longo da história recente da educação brasileira. Criado em 2007, agora será a grande orientação para a relação entre o ministério e as secretarias de educação estaduais e municipais.

Programa de Alfabetização
Por meio do Programa de Alfabetização na Idade Certa, os Estados brasileiros firmaram o compromisso de executar medidas de modo a assegurar que todas as crianças sejam efetivamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. No Amazonas, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e demais instituições estão empenhadas neste propósito.

Para atingir as metas do Programa, o Amazonas, assim como demais Estados brasileiros, está investindo na capacitação de seus professores, em áreas como Língua Portuguesa e Matemática, trabalhadas fortemente nos anos iniciais do ensino fundamental.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir