Dia a dia

Ministério Público recomenda a suspensão do processo de lotação dos professores aprovados no concurso de 2014

concurso-semsa

O certame foi suspenso pelo Ministério Publico – foto – divulgação

Após diversas denúncias de concursados para o cargo de professor do certame de 2014 na Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o Ministério Público suspendeu o processo de lotação dos professores que estava ocorrendo desde a última segunda-feira (11). Nesta sexta-feira (22), conforme cronograma estabelecido seria realizado atendimento aos professores que, por motivos pessoais, não compareceram nos dias determinados para seus atendimentos.

Em nota, o Ministério Público explicou que a decisão se deu, após denúncias feitas por candidatos aprovados no concurso da Seduc, de que os candidatos eram obrigados a dormir na fila para conseguir lotação na escola. A Promotora de Justiça, Delisa Olívia, fez a recomendação à Secretaria Estadual de Educação, para que a lotação nas escolas da rede pública estadual dos candidatos aprovados respeite as normas do edital do concurso, o qual prevê que a lotação dos professores respeite a ordem de classificação no certame. A promotora pediu que sejam revistas todas as lotações que não respeitaram o edital. O prazo estipulado para que se cumpra a recomendação é de 10 dias.

Já a Seduc respondeu que após as devidas instruções da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Seduc se manifestará acerca das futuras providências que serão tomadas pelo órgão. Sobre os procedimentos de atendimento aos professores aprovados no concurso público, a Seduc, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que para otimizar o processo de atendimento, os profissionais foram convocados em 9 dias diferentes (de 11 a 21 de janeiro).

No ato do atendimento, segundo a assessoria, foi informado ao professor a relação de escolas com vagas disponíveis e este faz opção pela lotação naquela que for de sua maior conveniência.

Iniciando na última segunda-feira (11), o procedimento de lotação seguiu o seguinte cronograma: no dia 11 de janeiro, foram atendidos os aprovados para docência em Educação Física, Matemática, Física e Sociologia. No dia 12, professores das áreas de filosofia, química, educação especial e tradutores de libras. No dia 13 de janeiro, professores de artes e língua inglesa. No dia 14, os docentes de ciências, biologia, língua espanhola e ensino religioso. No dia 15, os de geografia e metodologia. No dia 18 de janeiro, professores de língua portuguesa. No dia 19, docentes de história. Nos dias 20 e 21 professores do ciclo e no dia 22 seriam atendidos os retardatários que não compareceram nos dias especificados para sua área.

Ao ser concluída a lotação nesta sexta-feira, dia 22, como previsto, todos os professores estariam lotados nas escolas e as unidades de ensino devidamente prontas para receber os estudantes na abertura do ano letivo, próximo dia 15 de fevereiro.

 

Concurso Público – Projetado pelo Governo do Estado para suprir a necessidade da rede pública estadual de ensino, o último concurso público da Seduc teve provas realizadas em 31 de agosto de 2014. A relação dos profissionais convocados foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 23 de novembro de 2015.

Conforme a Seduc, os atendimentos aos profissionais selecionados para atuar no interior do Estado é realizada nas Coordenadorias Educacionais da Seduc em cada uma das localidades do Amazonas. Divulgada no dia 23 de novembro de 2015, a relação dos professores selecionados pode ser acessada no Diário Oficial com a relação de candidatos selecionados.

 

Por equipe EM TEMPO Online

1 Comment

1 Comment

  1. Dinelza Teixeira Monteiro

    31 de janeiro de 2016 at 20:48

    Como fica os professores do processo seletivo simplificado que foram aprovados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir