Cultura

Milhares de fiéis acompanham romarias do Cirio de Nazaré

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré desembarcou no cais do porto, na Estação das Docas, em Belém, por volta das 11h. A procissão, chamada Romaria Fluvial, foi a segunda deste sábado (10). Partiu do trapiche do distrito de Icoaraci, às 9h, e seguiu pelas águas da Baía do Guajará, em um percurso de cerca de 18 quilômetros.

Milhares de devotos receberam a imagem da santa com aplausos, fogos e homenagens.

A primeira procissão de hoje foi a Romaria Rodoviária, que partiu da Igreja Matriz de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, em direção a Icoaraci, às 5h30.

Antônio Oliveira, de 43 anos, disse que considera a Romaria Fluvial uma das mais belas do Círio de Nazaré.

“É lindo ver a chegada da imagem na embarcação. E todas essas pessoas cantando para Nossa Senhora. Eu vim agradecer por todas as bençãos na minha vida”, disse ele.

A imagem peregrina foi conduzida no navio da Marinha, Garnier Sampaio, em uma cúpula de vidro decorada por Simone Cosme.

A estudante Marcele Barbosa, de 16 anos, também foi homenagear a santa.“Eu não tenho nem palavras para descrever o que é estar aqui. É uma alegria muito grande. O corpo treme, dá vontade de chorar e agradecer. É só emoção!”.

A jovem disse que este ano tem um pedido especial para Nossa Senhora: “Quero passar no vestibular em uma universidade publica, para melhorar o futuro da minha família”, afirmou.

A estimativa, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Pará, é de que cerca de 50 mil pessoas tenham acompanhado a procissão.

No cais do porto, a imagem de Nossa Senhora foi recebida com honras de chefe de Estado pela Polícia Militar, em função da Lei Estadual de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré padroeira do Pará e rainha da Amazônia.

Em seguida, foi a vez de os motociclistas prestarem homenagem à santa, na Moto Romaria, que saiu do cais do porto em direção ao Colégio Gentil Bittencourt. A Polícia Rodoviária Federal é responsável pela condução da imagem.

Às 17h30, haverá a última romaria de hoje, a Trasladação. Amanhã será realizada a grande procissão do Círio de Nazaré, que deve reunir cerca de 2 milhões de pessoas.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir