Mundo

Mercosul se reúne em Montevidéu para tentar resolver impasse com Venezuela

Representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai encontraram-se na capital uruguaia para discutir soluções à crise - Foto: Divulgação

Representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai encontraram-se na capital uruguaia para discutir soluções à crise – Foto: Divulgação

Representantes dos países do Mercosul se reuniram hoje (23) para tentar resolver o impasse criado pela transferência da presidência temporária do bloco, que deveria estar sob comando da Venezuela. Delegados do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai se encontraram em Montevidéu para discutir possíveis soluções à crise. As informações são da agência de notícias Ansa.

É a segunda reunião neste mês para abordar o tema, mas as propostas precisam ser levadas aos ministros das Relações Exteriores de cada país-membro. O impasse começou quando Brasil, Paraguai e Argentina se posicionaram contra a transferência da presidência do Mercosul para a Venezuela, cujo mandato corresponde ao segundo semestre de 2016.

Oficialmente, os países acusam o governo venezuelano de não cumprir todos os requisitos de adesão ao bloco, mas, nos bastidores, o trio também demonstra descontentamento com a situação dos presos políticos na Venezuela. No último dia 12, completou-se o prazo de quatro anos dado a Caracas para se adequar às normas do Mercosul.

O Uruguai deveria entregar a presidência à Venezuela no fim de julho, mas, sem um acordo, seu mandato terminou e nenhum país assumiu o posto, provocando um vácuo político inédito. Sem Presidência, o bloco fica imbolizado e incapaz de tomar qualquer decisão regional.

Por Agência Brasil

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir