Sem categoria

Mensagem do governo destaca cortes na máquina

Texto está em fase final de elaboração e será lido no plenário da Assembleia Legislativa pelo governador José Melo, em fevereiro – foto: Nathlie Brasil/Secom

Texto está em fase final de elaboração e será lido no plenário da Assembleia Legislativa pelo governador José Melo, em fevereiro – foto: Nathlie Brasil/Secom

Em fase final de elaboração e revisão, a mensagem governamental que será lida pelo governador José Melo (Pros) no dia 1º de fevereiro, no retorno da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), apresenta redução dos investimentos em áreas como segurança, saúde e educação em relação aos recursos aplicados em 2015. Na segurança, por exemplo, o valor estimado do orçamento ainda não está definido, mas a redução é certa, informou o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.

Em nota, o governo disse que Melo irá fazer um retrospecto do ano passado e será enfático na questão do corte de gastos, adotado em 2015 para equilibrar as contas da máquina administrativa.

Na matéria que será enviada para apreciação dos deputados na volta dos trabalhos legislativos ressalta-se investimentos e resultados alcançados no ano de 2015 em todas as áreas da administração estadual. Entre as prioridades do Executivo, conforme o texto que está sendo elaborado, estão o reforço nas redes estaduais de educação e saúde.

Para a educação, destaca-se as ações e ampliação da oferta do ensino em comunidades do interior, por meio do Centro de Mídias. Na área da saúde, destaca-se a inauguração de unidades hospitalares construídas e outras reformadas pelo governo em 2015, bem como o avanço das obras do hospital da Zona Norte e também do programa de Telessaúde, que passou a cobrir todos os municípios do Estado, ampliando os diagnósticos de doenças mais complexas, como o câncer de mama.

O titular da Secretaria de Saúde do Estado, Pedro Elias, destacou também a importância no fortalecimento no investimento na saúde do interior, que vai ampliar a presença de médicos especialistas em diversas localidades do Estado. “Além da ampliação da telessaúde, vamos criar o ambulatório virtual, que terá diversas especialidades em atendimento em diversas áreas que terão consultas semanais”, disse o secretário.

Na segurança, destaca-se os investimentos para renovação da frota de veículos e o trabalho integrado das forças de segurança, que resultaram no recorde de apreensão de drogas de mais de 10 toneladas só em 2015, além da desarticulação de organizações criminosas e prisão de chefes do tráfico.

O secretário Sérgio Fontes frisou que uma das principais prioridades é a criação do Departamento de Crimes e Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele explica que o departamento vai ser algo mais que a delegacia de homicídio, pois existe a precisão de ir ao interior, criando uma estrutura maior frisando a realidade do Estado.
Na área de equipamentos, o titular da SSP destaca a importância no investimento no monitoramento e acompanhamento tecnológico, já que a secretaria tem um amparo nesse sentido. “Vamos investir também na capacitação do efetivo, uma vez que não poderemos aumentar esse quantitativo. Vamos concentrar esse esforço para ter um pessoal mais especializado e possa render mais”, disse Fontes.

Na área social, o governo destaca na mensagem governamental os avanços nas construções de Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Convivência no interior e a destinação de recursos por meio do Fundo de Promoção Social para organizações não governamentais.

Por Henderson Martins

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir