Dia a dia

Melhorias em delegacias do interior do Amazonas são discutidas em encontro

Sérgio Fontes destacou que serão enviadas novas viaturas para as delegacias - foto: divulgação/ SSP-AM

Sérgio Fontes destacou que serão enviadas novas viaturas para as delegacias – foto: divulgação/ SSP-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou nesta sexta-feira (22) um encontro com delegados da Polícia Civil que atuam no interior do Estado. No evento, foram discutidos temas como a investigação de crimes nos municípios e ainda possibilidades de soluções para problemáticas enfrentadas nas cidades, como os presos de Justiça que são abrigados nas delegacias.

Cerca de 30 delegados dos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Lábrea, Humaitá, Iranduba, Manaquiri, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Autazes, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Apuí, Novo Airão, Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Tefé e Silves participaram do evento.

Cerca de mil presos de Justiça estão cumprindo pena em delegacias do interior do Estado, onde há nove presídios. De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, uma comissão formada por servidores da SSP irá visitar os municípios e fazer um diagnóstico, além de iniciar discussões com prefeitos, delegados e membros do Judiciário, soluções específicas para os problemas vivenciados em cada cidade. “Já sabemos, por exemplo, da necessidade de transferir alguns presos de maior periculosidade para as unidades da capital”, destacou.

Sérgio Fontes destacou que serão enviadas novas viaturas para as delegacias e que mesmo com a questão da crise financeira do Brasil, que também afeta o Amazonas, medidas paliativas para os problemas considerados mais graves serão adotadas.

O delegado geral da Polícia Civil do Amazonas, Orlando Amaral, garante que a experiência do encontro entre delegados será de grande utilidade para a instituição. “Nós estamos no comando da Polícia há quatro meses e estamos sensíveis a todos os problemas que os delegados do interior enfrentam. Isso não é algo novo, mas que com muita vontade e apoio dos colegas nós iremos buscar soluções”, disse.

Sobre a questão dos presos, Orlando Amaral destacou que a Polícia Civil busca soluções conjuntas com outros órgãos do poder judiciário para solucionar de forma paliativa o problema. “Isso não é algo novo e envolve diversos órgãos do Governo. Acreditamos que o diálogo será fundamental para chegarmos a um consenso”, ressaltou.

Primeira etapa

Segundo o secretário executivo adjunto de Operações, Pedro Florêncio, essa foi a primeira etapa de reuniões com os delegados do interior. “Iremos reunir os demais municípios ainda neste ano. O encontro foi uma demanda que surgiu dos próprios delegados durante reuniões na secretaria de Segurança”, disse.

Ele destacou que no encontro os delegados também participaram de palestras sobre procedimentos e investigações criminais. “Todos os assuntos foram abordados de forma a contemplar a realidade do interior mostrando como os recursos podem ser utilizados em cada município”, disse Florêncio.

Com informações da assessoria de comunicação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir