País

MEC divulga lista de aprovados no Sisutec

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (7) o resultado da primeira lista de aprovados do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológico (Sisutec), que oferece vagas em cursos técnicos do Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec).

A lista de aprovados pode ser consultada no site do Sisutec (http://sisutec.mec.gov.br/selecionados).

O candidato selecionado deverá comparecer à instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado a partir desta quarta (8) até a próxima sexta-feira (10), levando os documentos que comprovam as informações prestadas na ficha de inscrição. As aulas devem começar entre os dias 3 e 31 de agosto.

A segunda chamada será realizada no dia 14 de julho. Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula entre os dias 15 e 17 de julho. Já os que não forem selecionados nas duas primeiras chamadas poderão fazer sua inscrição on-line no site do Sisutec.

Para concorrer às vagas que não foram preenchidas, os candidatos devem realizar a inscrição entre os dias 20 de julho e 2 de agosto. Qualquer pessoa poderá se inscrever nesta etapa, independentemente de ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A única exigência é ter concluído o ensino médio.

Neste ano, o Sisutec oferece 83.641 vagas para cursos de ensino técnico tanto na rede pública quanto na privada em 515 municípios de todos os Estados e no Distrito Federal.

Para participar, os candidatos devem ter concluído o ensino médio e não ter recebido nota acima de zero no Enem 2014. Os candidatos puderam indicar até duas opções de sua preferência, em cursos ofertados por instituições públicas e privadas, além de vagas no Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar).

A prioridade é concedida a alunos da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares: 85% das vagas são destinadas a esse público.

O cronograma de inscrições e início das aulas foi adiado sucessivamente pelo MEC e, neste ano, o processo será concluído apenas em julho -no passado, o Sisutec era realizado em duas edições anuais. As regras foram publicadas somente no dia 26 de junho no “Diário Oficial da União”.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir