Sem categoria

Maternidades distribuem remédio contra vírus que causa bronquiolite em crianças

Na Maternidade Ana Braga, o atendimento acorrerá às quartas-feiras, semanalmente, no horário da manhã, já tendo iniciado o atendimento neste dia 13 de janeiro – foto: divulgação

Na Maternidade Ana Braga, o atendimento acorrerá às quartas-feiras, semanalmente, no horário da manhã, já tendo iniciado o atendimento neste dia 13 de janeiro – foto: divulgação

O calendário anual de proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite e pneumonia em crianças, foi aberto nesta quarta-feira (13), no Amazonas.   Bebês prematuros de alto risco e crianças de até 2 anos portadoras de doenças congênitas do coração ou de doença pulmonar crônica receberão o medicamento biológico Palivizumabe, de alto custo. O remédio previne a infecção pelo vírus.


De acordo com o secretário adjunto de Atenção Especializada da Capital, Wagner William Souza, pelos menos 120 crianças estão cadastradas no programa para ter acesso à medicação. Elas poderão receber até cinco doses entre janeiro e junho, dependendo do caso.

“Nós conseguimos diminuir a gravidade da doença respiratória causada pelo vírus e também podemos fazer com que elas não precisem ser internadas se, porventura, apresentarem o quadro. Isso é muito importante porque essas crianças antes da vacina tinham uma frequência maior dessas infecções, o que causava internações e alguns óbitos”, explicou.

O atendimento das crianças acontece em três unidades de saúde da rede estadual e uma da Prefeitura, em dias específicos. Na Maternidade Ana Braga, o atendimento acorrerá às quartas-feiras, semanalmente, no horário da manhã, já tendo iniciado o atendimento neste dia 13 de janeiro.

No Instituto da Mulher Dona Lindu, o atendimento começa na quinta-feira (15); na Maternidade Moura Tapajoz (da Prefeitura), no dia 18; e na Maternidade Balbina Mestrinho, no dia 20 de janeiro. Nestas três últimas, o atendimento será realizado quinzenalmente, sempre no horário da manhã.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir