Cultura

Masp anuncia Luciano Migliaccio como novo curador-adjunto

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) anunciou nesta quinta-feira (17) que o italiano Luciano Migliaccio será seu novo curador-adjunto, cuidando do acervo de arte europeia.

Migliaccio se formou em história da crítica de arte na Scuola Normale Superiore di Pisa. Na Itália, fez ainda mestrado e doutorado em história da arte, para então mudar-se para o Brasil, em 1998. Atualmente, é professor de história da arte na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Como curador, ele afirma que um de seus objetivos é incentivar uma maior proximidade entre as universidades e o Masp. “A ideia é estimular o meio acadêmico a cooperar com o museu no campo da pesquisa, da investigação e da preservação.”

Para isso, além de cuidar do acervo de arte europeia do museu, o professor deve ser responsável também pelo programa “Masp Pesquisa”, que oferecerá bolsas para pesquisas cujos temas se relacionem diretamente com as obras do acervo. O programa ainda não tem data para começar e não há patrocinadores definidos.

O Masp possui mais quatro curadoras-adjuntas: Julieta González, para arte moderna e contemporânea, Rosângela Rennó, para fotografia, Patrícia Carta, para moda e Lilia Schwarcz, para história.

 

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir