Holofotes

Marina Ruy Barbosa brilha como protagonista que ganhou a torcida do telespectador

Mocinha nada convencional, Eliza ganhou o carinho do público, que torce por ela a cada reviravolta da história - foto: divulgação

Mocinha nada convencional, Eliza ganhou o carinho do público, que torce por ela a cada reviravolta da história – fotos: divulgação

Com referências do filme “Minha Bela Dama” (1964), eternizado pela atriz Audrey Hepburn (1929-1993), “Totalmente Demais” (Globo) chega à reta final com êxito. A história da pobre Eliza (Marina Ruy Barbosa), que comeu o pão que o diabo amassou até se tornar uma modelo de sucesso, fez a novela ter uma das maiores audiências da faixa das 19h dos últimos três anos, com média de 32 pontos, segundo o Ibope (cada ponto equivale a 69 mil domicílios na Grande SP).

Mocinha nada convencional, Eliza ganhou o carinho do público, que torce por ela a cada reviravolta da história, em que ela fica entre os contos de fada e os perigos da vida real. “Sou apaixonada pela Eliza e pela trajetória dela. A vida sempre fez com que ela não acreditasse em contos de fada, mas, por ser batalhadora, guerreira e pé no chão, conseguiu realizar os seus sonhos. A personagem me ensinou muito”, diz Marina, 20 anos. “O fato de ela ser uma mocinha cheia de defeitos e assumir que tem muito a aprender a tornou real, mais próxima do público. Muitas meninas batalhadoras como ela estão por aí.”

Segundo o doutor em teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo) Claudino Mayer, Eliza fez a jovem atriz mostrar seu lado mais versátil. “É uma protagonista moderna, que encanta o público dentro de uma história com muitos elementos dos folhetins dos anos 1960. Eliza tem objetivos definidos, o que cria uma expectativa em quem assiste. Além disso, há o carisma da Marina, que conseguiu se sobressair como atriz. Não dá para imaginar a Eliza sendo feita por outra pessoa”, comenta.

Totalmente-divulg

Os autores da novela, Rosane Svartman e Paulo Halm, são só elogios para a artista. “Tivemos um elenco incrível e somos gratos a cada ator e atriz. Com a Marina não seria diferente. Eliza é uma personagem extremamente diferente das outras que ela já fez”, fala Rosane. “Marina a defendeu e conseguiu dividir o público, que quer saber agora quem vai ficar com Eliza no final”, complementa Halm.

O desfecho romântico da jovem tem gerado grande expectativa no público. A mocinha está dividia entre Jonatas (Felipe Simas), o rapaz que a ajudou quando ela morou nas ruas, e Arthur (Fábio Assunção), o empresário que a levou a ter sucesso como modelo. “O que mais ouvi das pessoas nas ruas durante a novela foi ‘fica com o Jonatas!’ ou ‘fica com o Arthur!'”, lembra a atriz.

Conforme antecipou o jornal “Agora”, Eliza deve terminar a novela ao lado de Jonatas. “Os dois são muito importantes para ela, mas de maneiras diferentes. Arthur faz com que ela se sinta mulher, é um relacionamento adulto. Com Jonatas é algo de descoberta, eles crescem e aprendem muito juntos. Acho que os dois têm grandes chances”, despista Marina. “Os espectadores discutem pelas redes sociais e estão ansiosíssimos. Essa divisão de torcidas é um fenômeno. Vamos segurar o final ao máximo. Por isso, cada ator tem recebido apenas as cenas de que participa”, complementa a autora Rosane.

O que dificulta ainda mais a preferência por Jonatas ou Arthur é o fato de os atores terem química em cena. Para Marina, essa sintonia foi possível graças à preparação que o trio fez dois meses antes do início das gravações da novela. “Felipe e Fábio sempre me deixaram muito à vontade, estiveram muito abertos e disponíveis para a troca em cena, o que é extremamente importante. Sou muito grata a esses parceiros. Sem eles, não teria construído a Eliza assim”, fala.

A ATRIZ POR TRÁS DE ELIZA

Marina Ruy Barbosa começou na TV ainda criança e, atualmente, aos 20 anos, tem no currículo dez novelas e duas séries. Desde 2010, fez uma novela por ano, com destaque para personagens como a sofrida Nicole, de “Amor à Vida” (2013), e a sensual Maria Ísis, de “Império” (2014), ambas da Globo. “Sou apaixonada pelo meu ofício. Exatamente por estar com 20 anos, tenho disposição e vontade de fazer de tudo. Ainda há muito o que experimentar e conhecer por aí. Então, considero-me viciada no trabalho, pois acho que agora é a hora para me jogar na minha profissão”, analisa a jovem atriz.

Com quase 15 anos de carreira, Marina teve a oportunidade contracenar com grandes nomes da TV, como em “Belíssima” (Globo, 2005), quando interpretou Sabina, a neta da vilã Bia Falcão (Fernanda Montenegro).

“Tive muita sorte de atuar ao lado de grandes medalhões da TV como a Fernanda, Lilia Cabral e Tony Ramos. Em ‘Totalmente Demais’, foi com Glória Menezes e Reginaldo Faria. É um sonho, né?”, diz. “Sempre estive aberta para ouvir conselhos, dicas. Com os anos, sinto que fui ganhando experiência, entendendo mais sobre o meu trabalho e aprimorando as formas de atuação. Aprendi também que é importante sempre se reciclar, fazer personagens diferenciados para não cair no comodismo”, complementa.

Marina não ficará longe da TV tão cedo. Após “Totalmente Demais”, ela viverá a rica e fútil Isabela, que será assassinada a tiros pelo noivo, Vicente (Jesuíta Barbosa), em “Justiça”, novela das 23h, que estreia no segundo semestre. “Vou gravar a nova novela e, depois, viajar”, conta ela, que é ativa nas redes sociais e diz não ter medo da exposição. “Faz parte da minha profissão. Acredito que a exposição e o assédio, se têm carinho e respeito, são muito válidos. Às vezes, fogem do limite, mas é só saber se colocar. Afinal, tenho uma vida particular também.”
FINAL
“Totalmente Demais” vai terminar no próximo dia 30, uma segunda-feira. A primeira vez em que o canal exibiu o fim de uma trama no início da semana foi em 1977, com “Estúpido Cupido”.

O último capítulo da trama de Eliza (Marina Ruy Barbosa) terá a participação da personagem Fedora (Tatá Werneck), da trama das sete “Haja Coração”, que estreia na terça, dia 31.

A reexibição do último capítulo de “Totalmente Demais” também será na terça, dentro do “Vale a Pena Ver de Novo”, logo após o “Vídeo Show”.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir