Mundo

Manifestantes anti-Maduro entram em choque com a polícia em Caracas

Com a medida, Maduro se concede poderes para governar por decreto durante dois meses - foto: divulgação

Com a medida, Maduro se concede poderes para governar por decreto durante dois meses – foto: divulgação

A polícia venezuelana entrou em confronto nesta quarta (18) com milhares de manifestantes que tentavam chegar até a sede do órgão eleitoral do país para reivindicar um referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro.

A manifestação antigoverno é a terceira em uma semana e acontece dias depois de o presidente bolivariano renovar, por mais 60 dias, um estado de emergência em resposta à crise econômica do país. Com a medida, Maduro se concede poderes para governar por decreto durante dois meses.

Milhares de pessoas saíram às ruas para marchar no centro de Caracas, mas a polícia bloqueou a passagem. Um pequeno grupo tentou romper a barreira e foi forçado a recuar sob efeito de gases lacrimogêneos.

Na terça (17), o líder da oposição Henrique Capriles reivindicou que o país rejeitasse os poderes extras concedidos a Maduro.

“Se o Maduro quer aplicar esse decreto, precisa começar a preparar tanques e aviões de guerra, porque terá de fazê-lo pela força”, disse Capriles.

O país tem sido palco de protestos em pequena escala em semanas recentes por causa da ampla escassez e dos cortes de energia.

A oposição atingiu o país com protestos nacionais sangrentos em 2014. Mas, desde então, as manifestações tenderam a ser menores e pacíficas.

Uma maioria do país quer Maduro fora, de acordo com pesquisas. Os venezuelanos votaram em peso para colocar a oposição na Assembleia Nacional em eleições disputadas em dezembro, mas instituições do Estado vêm impedindo o funcionamento do Legislativo.

Com o parlamento impossibilitado de aprovar uma legislação, líderes da oposição começaram a direcionar sua atenção para as ruas e para o referendo revogatório como sua melhor opção para exercer pressão política.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir