Dia a dia

Manaus terá programação no Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção à violência contra os idosos, a Prefeitura de Manaus vai promover na próxima semana uma série de ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A programação vai marcar a passagem do Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, dia 15 de junho.

A chefe do Núcleo de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Maria Eliny Ribeiro da Rocha, explica que as ações foram elaboradas para alertar os profissionais e a sociedade sobre a existência da violência praticada contra o idoso e orientar para a identificação do problema no atendimento nas UBSs.

“A violência é uma violação aos direitos humanos e causa de lesões, doenças, isolamento e falta de esperança. A população idosa se torna mais vulnerável em função da idade e das doenças que podem surgir nessa faixa-etária. Além disso, a fragilidade e vulnerabilidade fisiológica do idoso faz com que se torne vítima em potencial dos vários tipos de violência. Por todos esses motivos é importante que os serviços de saúde estejam atentos para identificar as situações no próprio atendimento, além de orientar a população sobre o problema”, destaca também o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

De acordo com estimativa do IBGE/2014, o município de Manaus tem uma população de 121.173 idosos. No ano passado, a Semsa realizou 173.110 ações de saúde direcionados para os idosos, incluindo consultas médicas, odontológicas, oftalmológicas e de enfermagem, exames de preventivo e mamografia, ações de imunização, e ainda consultas com outros profissionais de saúde da Atenção Primária.

Programação

As ações para marcar o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa serão desenvolvidas nos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e nas salas de espera das UBSs, em forma de rodas de conversa, teatro de fantoches e palestras educativas, entre os dias 15 e 19 de junho.

O início das atividades vai acontecer na UBS Armando Mendes, no conjunto Manoa (zona Norte), na segunda-feira (15), a partir das 9h, com teatro de fantoches sobre a problematização da violência contra idosos. Nesse mesmo dia, a partir das 14h30, o CCI Geraldo Magela, na Zona Leste, vai promover uma roda de conversa sobre a violência contra o idoso.

“As ações também terão como objetivo orientar o idoso sobre a importância de se manter ativo e independente. Para isso, eles devem ter um projeto de vida, participar de atividades socioculturais e educativas em sua comunidade, integrar grupo de idosos, realizar atividade física e manter o diálogo familiar”, recomenda Eliny Rocha.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir