Esportes

Manaus sediará em junho LDU de luta e futebol

Taekwondo estará entre os esportes da LDU, que será em Manaus - foto: Mauro Neto/Sejel

Taekwondo estará entre os esportes da LDU, que será em Manaus – foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus será sede da Liga do Desporto Universitário (LDU) de Lutas e Futebol 7 de 2016, que acontece de 6 a 12 de junho. Pela primeira vez recebendo o evento, a capital amazonense concorreu com São Paulo e deve receber uma média de 700 atletas em seus complexos esportivos. A competição é chancelada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Serão quatro modalidades de luta em disputa: karatê, judô, taekwondo e luta olímpica. Para participar do evento nacional é necessário passar pela seletiva regional, que acontece de 30 de abril a 7 de maio, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (Santo Antônio, Zona Oeste) e na Vila Olímpica de Manaus.

Para aqueles que desejarem participar da peneira local, as inscrições estão abertas até sexta-feira (29), na Arena Amadeu Teixeira das 9h às 12h, e das 14 às 17h. Para as lutas, é cobrado o valor de R$40 por pessoa e para o Futebol 7 o valor é de R$ 300 por equipe.

“Vão ser classificados para a LDU somente o primeiro lugar de cada modalidade. Como sede, podemos ganhar mais uma vaga para cada esporte e aí o segundo colocado também poderá ser classificado. Estamos somente aguardando uma posição da confederação. A expectativa quanto as modalidades de lutas está sendo muito grande, pois a fama de Manaus quanto ao celeiro de grandes lutadores roda o país inteiro”, disse a organizadora do evento em Manaus e presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente.

Conquista

Para o titular da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Fabrício Lima, a LDU em Manaus vai auxiliar no desenvolvimento do intercâmbio sociocultural e desportivo entre os estudantes universitários e estimular a prática esportiva entre os mesmos, modelo este seguido pelas universidades americanas.

“A LDU tem por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas dos universitários e promover a ampla mobilização da juventude em torno do esporte, bem como identificar talentos no cenário esportivo universitário. Por isso, é uma conquista muito grande este evento para Manaus e tenho certeza que será um sucesso. Concorrer com São Paulo não foi fácil, mas a nossa cidade vai dar conta do recado”, disse ao afirmar que a competição propicia o incentivo de apoio privado aos atletas.

“Esta vai ser a hora dos atletas-estudantes mostrarem seu potencial e as universidades oportunizarem apoio a seus desportistas, que vão mostrar positivamente a sua instituição. Algumas aqui em Manaus já tem esta iniciativa, através da oferta de bolsas, e creio que com a LDU inciativas como estas vão se popularizar mais”, concluiu.

 

Da redação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir