Esportes

Manaus sediará em junho LDU de luta e futebol

Taekwondo estará entre os esportes da LDU, que será em Manaus - foto: Mauro Neto/Sejel

Taekwondo estará entre os esportes da LDU, que será em Manaus – foto: Mauro Neto/Sejel

Manaus será sede da Liga do Desporto Universitário (LDU) de Lutas e Futebol 7 de 2016, que acontece de 6 a 12 de junho. Pela primeira vez recebendo o evento, a capital amazonense concorreu com São Paulo e deve receber uma média de 700 atletas em seus complexos esportivos. A competição é chancelada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Serão quatro modalidades de luta em disputa: karatê, judô, taekwondo e luta olímpica. Para participar do evento nacional é necessário passar pela seletiva regional, que acontece de 30 de abril a 7 de maio, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (Santo Antônio, Zona Oeste) e na Vila Olímpica de Manaus.

Para aqueles que desejarem participar da peneira local, as inscrições estão abertas até sexta-feira (29), na Arena Amadeu Teixeira das 9h às 12h, e das 14 às 17h. Para as lutas, é cobrado o valor de R$40 por pessoa e para o Futebol 7 o valor é de R$ 300 por equipe.

“Vão ser classificados para a LDU somente o primeiro lugar de cada modalidade. Como sede, podemos ganhar mais uma vaga para cada esporte e aí o segundo colocado também poderá ser classificado. Estamos somente aguardando uma posição da confederação. A expectativa quanto as modalidades de lutas está sendo muito grande, pois a fama de Manaus quanto ao celeiro de grandes lutadores roda o país inteiro”, disse a organizadora do evento em Manaus e presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente.

Conquista

Para o titular da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Fabrício Lima, a LDU em Manaus vai auxiliar no desenvolvimento do intercâmbio sociocultural e desportivo entre os estudantes universitários e estimular a prática esportiva entre os mesmos, modelo este seguido pelas universidades americanas.

“A LDU tem por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas dos universitários e promover a ampla mobilização da juventude em torno do esporte, bem como identificar talentos no cenário esportivo universitário. Por isso, é uma conquista muito grande este evento para Manaus e tenho certeza que será um sucesso. Concorrer com São Paulo não foi fácil, mas a nossa cidade vai dar conta do recado”, disse ao afirmar que a competição propicia o incentivo de apoio privado aos atletas.

“Esta vai ser a hora dos atletas-estudantes mostrarem seu potencial e as universidades oportunizarem apoio a seus desportistas, que vão mostrar positivamente a sua instituição. Algumas aqui em Manaus já tem esta iniciativa, através da oferta de bolsas, e creio que com a LDU inciativas como estas vão se popularizar mais”, concluiu.

 

Da redação

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir