Cultura

Manaus sedia ‘Totatiando’ com cantora Zélia Duncan

A cantora e compositora niteroiense estreou “Totatiando” em 2011, como parte das comemorações pelos seus 30 anos de carreira - foto: divulgação

A cantora e compositora niteroiense estreou “Totatiando” em 2011, como parte das comemorações pelos seus 30 anos de carreira – foto: divulgação

Zélia Duncan apresenta o espetáculo ‘Totatiando’ na temporada 2016 do projeto Vivo EnCena. Com direção de Regina Braga, a performance é uma declaração de amor à obra de Luiz Tatit e a São Paulo, cidade que sempre despertou a curiosidade e aguçou o desejo de Zélia Duncan ser artista. “Não é show. É a proposta de representar algumas das músicas de Tatit, onde eu e minha preciosa diretora, Regina Braga, enxergamos possíveis personagens”, explica Zélia.

O espetáculo, que segue em turnê pelo Brasil, terá apresentação única no Teatro Amazonas, no sábado (12), às 20h. Após a sessão, haverá um bate-papo da série “Encontros Vivo EnCena”, com a participação da artista Zélia Duncan e Expedito Araújo, curador do projeto. Além da proximidade com a artista, o encontro permite aos participantes conhecer e compartilhar histórias inspiradoras e ideias transformadoras para a cultura brasileira.

Ao invés de músicas feitas para teatro, é o teatro feito a partir da música. “Antes de mais nada, sou uma intérprete musical, com muito orgulho. Mas se tornou parte da minha experiência como artista me lançar em outras aventuras, que possam representar um desafio, que possam me levar ao inusitado e a algo novo”, comenta Zélia, que mais uma vez sai de uma zona de maior conforto (como cantora e compositora), para mergulhar numa forma mais teatral de dizer as melodias falantes, ou as falas melodiosas de Tatit.

“A Vivo acredita que o teatro vai além do espetáculo e investe na música e nas artes cênicas como elemento de transformação. Por isso, além de viabilizar este espetáculo maravilhoso protagonizado por Zélia Duncan, também promovemos os ‘Encontros Vivo EnCena’, que geram a aproximação do público com o artista e convidam para a reflexão criativa quem produz e quem consome cultura”, revela a diretora de Gestão Responsável e Sustentável da Vivo, Heloísa Genish.

O Vivo EnCena oferece também workshops gratuitos que buscam a formação de plateia e a inclusão cultural. Realizado há mais de 12 anos, o projeto beneficia 20 Estados brasileiros e tem curadoria e gestão do Teatro Vivo, na capital paulista.
A ideia do projeto ‘Totatiando’ é colocar uma lente de aumento no aspecto que pode ser mais teatral da obra de Luiz Tatit, obviamente por meio de suas canções, porém usando esse viés teatral, contando uma história e degustando cada canção como se fosse um esquete. Para cada canção, um personagem, com seus adereços e recursos próprios. Para colocar em prática este grande projeto, onde o texto é a canção e a canção é o texto, Zélia precisava de alguém que entendesse perfeitamente a arte de atuar. Convidou então a atriz Regina Braga para a direção, que aceitou participar desse formato instigante de se fazer teatro.

“Regina, além de conhecer profundamente seu ofício e desempenhá-lo com um amor e talento fundamentais, é extremamente musical e admiradora de Luiz Tatit com o entusiasmo que é preciso”, conta Zélia, que sugere: “Pensem que estão saindo de casa para um encontro surpreendente com um pedacinho dessa obra de infinitas belezas, lirismo, musicalidade, suave humor e muito do que há de humano em nós. Isso tudo junto é o habitat de Luiz Tatit”.

A cantora e compositora niteroiense estreou “Totatiando” em 2011, como parte das comemorações pelos seus 30 anos de carreira. Elogiado em todo o país, em 2013 o espetáculo ganhou registro em dvd e saiu pela Warner Music.

O Vivo EnCena é um dos projetos que integram a plataforma Vivo Transforma, criada pela empresa em 2015 para promover a democratização do acesso à cultura e o envolvimento das comunidades em iniciativas voltadas essencialmente à música e às artes cênicas. Em 2016, serão mais de 90 projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal, em diferentes regiões do país, com foco em transformação social, revelação de novos talentos e valorização da cultura nacional.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir