Sem categoria

Manaus recebe um dos autores da saga Star Wars

Timothy Zahn fala sobre os possíveis elementos que podem ter influência direta na longevidade da saga “Guerra nas Estrelas” – foto: divulgação

Timothy Zahn fala sobre os possíveis elementos que podem ter influência direta na longevidade da saga “Guerra nas Estrelas” – foto: divulgação

Em plena semana de estreia de “Star Wars – O Despertar da Força”, os fãs manauenses tiveram uma visita ilustre. De passagem pelo Brasil, o escritor Timothy Zahn, um dos principais nomes do universo expandido da saga Star Wars, esteve na tarde da última segunda-feira (14) na capital amazonense.

Zahn participou de um bate-papo com leitores, além de uma sessão de autógrafos na livraria Saraiva Mega Store, no Manauara Shopping. Antes disso, ele recebeu a equipe de EM TEMPO para uma rápida conversa.

Após o lançamento de “Star Wars – Episódio VI: O Retorno de Jedi” (1983), último filme da trilogia original e encerramento da saga (até então) os fãs passaram a imaginar qual seria o destino de Luke, Han, Leia e companhia. Sem a previsão de que o criador e diretor George Lucas produzisse novas histórias, restaram outras mídias.

Em 1988, a editora Bantam (no Brasil, foi lançado pela Editora Aleph) fez uma proposta para publicar uma série de três livros que continuaria a saga a partir do período posterior à morte de Darth Vader e a derrocada do Império em “O Retorno de Jedi”.

Após 1 ano de espera, a resposta da LucasFilm finalmente foi positiva. Timothy Zahn acabou escolhido para o desafio e acabou lançando de cara o seu trabalho mais conhecido e elogiado dentro da saga: a “Trilogia Thrawn” (composta pelos livros “Heir to the Empire”, “Dark Force Rising” e “The Last Command”). A trama se passa 5 anos após a conclusão da saga nos cinemas. Posteriormente, o autor também contribuiu com outras histórias dentro do cânone da saga, especialmente em quadrinhos.

Perguntado sobre o motivo do sucesso e da longevidade da história, Zahn filosofou: “‘Star Wars’ é uma história sobre amor, amizade, coragem e liberdade. Em todos os lugares, no Brasil, nos EUA, na África ou na Ásia, as pessoas entendem e anseiam por essas emoções. Cada geração acaba encontrando um pouco de si na saga ‘Star Wars’”, disse.

Para se ter uma ideia da popularidade da história,  segundo previsões, o longa deve bater todos os recordes de bilheteria no planeta. O site especializado Deadline prevê uma arrecadação de US$ 615 milhões em nível mundial já na abertura.

Apesar de toda a responsabilidade de criação das histórias ao longo dos anos, Zahn mantém a modéstia e diz não se sentir cocriador da saga. “Não, não. Fui apenas uma pessoa que teve a sorte de escrever sobre o período posterior à saga e ter êxito nisso.

Houve outros antes de mim”. Após ter participado de diversos eventos no Brasil, como a Comic Con Experience, em São Paulo, o escritor está impressionado com a receptividade dos fãs brasileiros: “O povo daqui é muito amigável e muito entusiasta. Estou muito feliz em ver que em todas cidades que vamos, incluindo Manaus, há fãs dessa história”.

Inspiração

Poucas informações estão sendo divulgadas sobre o novo filme. Mas, do que se sabe até aqui, vários elementos da história coincidem com o trabalho de Timothy Zahn, tanto em livros quanto em quadrinhos. A começar pelo fato de que o Império não caiu completamente, tornando-se uma “nova ordem”, passando pelo surgimento de um novo antagonista que segue os passos do vilão original Darth Vader.

Isso sem contar o segundo número da “Trilogia Thrawn”, que possui título quase idêntico ao filme que estreia no dia 17 (“O Despertar da Força Negra”). Perguntado se isso é proposital ou se o escritor foi consultado no processo de elaboração do roteiro, sua resposta foi enigmática: “Não falo sobre os novos filmes”. Quem viver, verá.

“Star Wars – O Despertar da Força” chega aos cinemas em 17 de dezembro de 2015, em todo o mundo. O longa terá direção de J.J.Abrams e a volta de John Williams na trilha sonora. A trama de “Star Wars – O Despertar da Força” se passa cerca de 30 anos depois do fim de “O Retorno de Jedi”.

O filme tem no elenco os retornos de Harrison Ford, Carrie Fisher, Mark Hamill e Anthony Daniels, além das estreias de John Boyega, Daisy Ridley, Adam Driver, Miltos Yerolemou, Gwendoline Christie, Lupita Nyong’o, Oscar Isaac, Andy Serkis, Domhnall Gleeson, Max von Sydow, Peter Mayhew, Kenny Baker, dentre outros.

Por Fred Santana

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir