Esportes

Manaus recebe lenda do basquete em palestra

Antônio Carlos Barbosa conquistou medalha de bronze nas Olimpíadas de Sidney, em 2000 - foto: divulgação

Antônio Carlos Barbosa conquistou medalha de bronze nas Olimpíadas de Sidney, em 2000 – foto: divulgação

Com a missão de fomentar a prática e o desenvolvimento do basquete em Manaus, o ex-jogador e técnico de basquete, Antônio Carlos Barbosa, ministra a ‘Clínica de Basketball’ a partir desta sexta-feira (6) em Manaus. Amanhã haverá um aulão no ginásio Dom Pedro em dois turnos: das 8h às 12h e das 14h às 18h. A intenção é aperfeiçoar as técnicas de jogo e incentivar a troca de experiências da modalidade no Estado.

“A ideia é intensificar a prática da modalidade no Estado e aperfeiçoar o conhecimento dos atletas e treinadores. O Barbosa é uma das maiores referencias técnicas da seleção brasileira feminina e masculina da história”, disse Ali Assi, um dos coordenadores do evento.

O presidente da Federação de Basketball do Amazonas (Febam), Jonas Oliveira, explica que esse projeto é essencial para desenvolver o basquete no Amazonas. “Reconhecemos que estamos um pouco longe de ser uma grande potência na modalidade. A vinda dele servirá para troca de experiência. O nosso intuito é melhorar a qualidade técnica dos atletas amazonenses e melhorar o nível dos mesmos”, destacou.

Sobre a participação do Amazonas em competições nacionais, Jonas disse que a maior dificuldade é a falta de praças esportivas que atendam de maneira adequada os fãs e praticantes de basquete no Estado. “Apesar de termos o apoio da prefeitura, o que ainda é pouco, para atender a nossa questão, a maior dificuldade que temos hoje em dia é falta de lugares para prática e desenvolvimento da modalidade, para que possamos aperfeiçoar e disputar competições nacionais futuras”, ressaltou.

As inscrições para a ‘Clínica Basketball’ serão realizadas até as 18h desta sexta-feira no colégio La Salle. As entradas custam R$ 60 (público geral) e R$ 30 (acadêmicos de educação física). No caso da segunda opção, será necessário um documento que comprove a solicitação.

Trajetória

Antônio Carlos Barbosa é uma das referências no basquete nacional. Foi um dos mais importantes treinadores da modalidade do Brasil. Nasceu na cidade de Bauru (SP), em 14 de abril de 1945 e comandou a seleção brasileira feminina em 426 jogos oficiais, acumulando 318 vitórias. Nesse período, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, e o 4º lugar em Antenas, quatro anos mais tarde. Foi campeão do pré-olímpico, em 2003, e bicampeão da Copa América (1997 e 2001).

Por Lindivan Vilaça

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir