Esportes

Manaus recebe curso de capacitação esportiva

Começou ontem (31) em Manaus, o curso “Treino Social – Aprendendo no Campo, Vencendo na Vida”, realizado por meio de uma parceria entre a Agência Alemã de Cooperação Internacional, Ministério do Esporte e Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). As aulas teóricas e práticas estão sendo ministradas no estádio Ismael Benigno, a Colina, das 8h30 às 17h, e vai até sexta-feira (3).

Com aulas voltadas para educadores físicos e treinadores de futebol que trabalham com crianças entre 6 e 12 anos, o curso visa uma formação integral para a garotada. Além dos aspectos esportivos (físicos, técnicos e táticos), a ideia é aprimorar competências pessoais e sociais, inserindo temas como meio ambiente, saúde e cultura de paz dentro dos ensinamentos ministrados nas palestras.

“O curso ensina como esses educadores e treinadores vão ensinar competência pessoais e sociais através do futebol. Então, a questão de respeito, adversidade, respeito às regras do jogo, a questão da autoestima, da integridade, justiça, são valores que a gente desenvolve através do futebol sem perder de vista a qualidade do esporte”, explicou Daiany Saldanha, coordenadora do curso.

Apesar da grande procura, apenas 30 profissionais de educação física estão participando do “Treino Social”. Um deles é Alexsandro Lira de Alexandre, árbitro assistente e integrante do quadro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que se disse feliz em poder participar de um curso diferenciado em relação a todos os outros que já teve oportunidade de fazer.

“O diferencial é a metodologia lúdica que a professora passa para a gente. Ela mostra que tem que haver a inclusão dos alunos, não a exclusão. Ter uma oportunidade dessa, principalmente no Amazonas, é difícil, é raro. É muito importante ter uma profissional como ela, trazer esse tipo de conhecimento para a gente, que é um pouco escasso. Quem está aqui tem que aproveitar ao máximo”, argumentou Alexsandro.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir