Sem categoria

Manaus poderá ficar sem voos internacionais

Copa Airlines é a única empresa aérea que possui voo internacional saindo de Manaus para Miami, mas a operação poderá ser cancelada – foto: divulgação

Copa Airlines é a única empresa aérea que possui voo internacional saindo de Manaus para Miami, mas a operação poderá ser cancelada – foto: divulgação

Os representantes das agências de viagem do Amazonas estão temerosos quanto ao futuro dos destinos internacionais partindo de Manaus. O receio vem após a empresa TAM ter anunciado que, a partir do próximo dia 8 de abril, o voo Manaus-Miami será cancelado.

A proprietária da Flyworld Viagens Manaus, Janaina Bessa, lamentou o anúncio da TAM. Ela afirmou que a tendência é que todos os voos internacionais partindo de Manaus sejam cancelados para que haja uma saída unificada. “Vai ser muito complicada essa situação, pois este era o momento de muitos americanos visitarem Manaus e fomentarem o turismo”, disse.

O gerente comercial da Amazon Explores Viagens, Andrey Lima, ressaltou que outros voos partindo de Manaus deverão ser cancelados. “Vai ficar muito ruim, pois a cidade como um todo será afetada”, disse, ao lembrar que Belém, no Pará, tem conseguido manter os voos internacionais.

Apesar dos cancelamentos, Lima afirmou que o momento é de tentar oferecer tarifas mais atrativas para que os clientes não deixem de viajar. “Ainda temos a Copa Airlines. Ela será a única empresa com voo internacional e a tendência é que o preço fique mais alto, mas vamos tentar segurar isso”, afirmou.

O voo que foi cancelado pela TAM, inicialmente, era oferecido cinco vezes por semana, porém, o mesmo já havia sofrido duas reduções de frequência. Em outubro do ano passado, ele passou a ocorrer quatro vezes por semana e, no último dia 25 de fevereiro, a companhia informou uma nova redução, passando a duas operações semanais, o que ocorreria a partir de 28 de março.
Na quarta-feira (9), a TAM anunciou o cancelamento do voo Manaus-Miami depois de cancelar os voos diretos para Fortaleza, Boa Vista e também para o Rio de Janeiro.

Além de Manaus, a TAM cancelou, segundo o Melhores Destinos, também o voo direto entre Brasília e Orlando, além de reduzir as operações entre Brasília-Miami, São Paulo-Miami, Rio de Janeiro-Miami, Rio de Janeiro-Nova York e Fortaleza-Miami.

Justificativas
Em todos os cancelamentos anteriores, a TAM alegou a necessidade de “adequar a malha aérea da companhia ao atual cenário brasileiro”.

Em nota, a TAM repetiu o discurso que usou para justificar os cancelamentos anteriores informando que realizou mudança na operação internacional em Manaus para adequar a sua malha aérea. “A companhia informa ainda que segue como alternativa aos passageiros de Manaus os voos para Miami com conexões em Belém, Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo”.

A TAM afirmou que tem entrado em contato com os passageiros que já possuem reservas para esses voos para informá-los sobre reacomodação e oferecer outras alternativas.

Por Asafe Augusto

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir