/* */
Sem categoria

Manaus pode ser excluída dos Jogos Olímpicos 2016

Matéria do Jornal Folha de São Paulo informou que obras de instalações temporárias na Arena estão atrasadas e podem tirar a cidade - foto: Mauro Neto/ Sejel

Matéria do Jornal Folha de São Paulo informou que obras de instalações temporárias na Arena estão atrasadas e podem tirar a cidade – foto: Mauro Neto/ Sejel

Por conta do atraso nas instalações temporárias da Arena da Amazônia, Manaus pode ficar de fora dos Jogos Olímpicos Rio-2016. A informação foi publicada na edição de ontem (16) do Jornal Folha de São Paulo. A matéria diz que o corte da capital amazonense foi o tema principal da “Project Review”, reunião que debateu a logística dos Jogos, realizada na quarta-feira (15) entre representantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e Comitê Organizador das Olimpíadas.

As instalações temporárias são importantes para a segurança do evento, já que servem como bloqueio e revista do público que irá ao estádio. Em Manaus, também estão atrasadas a montagem das tendas de TV, cabeamento dentro da Arena, além do plano de transporte para os dias de jogos. As obras são de responsabilidade do Governo do Estado.

Diante da notícia do jornal paulista, o prefeito de Manaus, Arthur Neto, disse a pessoas próximas que ligaria para o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, para obter informações oficiais. Jornalistas que participaram da reunião na quarta-feira, afirmam que o anúncio do corte de Manaus deve ser dado na semana que vem.

Comitê local nega

No entanto, o coordenador do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Manaus, Mário Aufiero, disse que a informação não é verdadeira, e confirma que Manaus receberá sim os seis jogos do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, sendo quatro partidas do masculino e duas do feminino.

“Essa informação não procede uma vez que estamos dentro do prazo do cronograma de trabalho apresentado ao Comitê Organizador dos Jogos. A última parte do planejamento, que é justamente a contratação da empresa para realizar as instalações temporárias, já está em fase de licitação, e, inclusive, no dia 20 agora será feito o pregão eletrônico. Temos até o dia 17 de julho para entregar as estruturas para Rio-2016, ou seja, temos 31 dias ainda”, afirmou.

“O Comitê Organizador não nos falou sobre essa reunião. Fomos informados dessa história pela matéria da Folha (de São Paulo). Entramos em contato com o Hélio Gesta (gerente da cidade do futebol do Amazonas da Rio2016) e ele também não foi informado. O público pode ficar tranquilo que Manaus não será excluído dos Jogos”, concluiu.

Ainda segundo Aufiero, as adequações dos vestiários da Arena da Amazônia estão na fase final da obra. “Os vestiários serão entregues até o dia 5 de julho”, garantiu.

Jogos

Se não for excluída do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, Manaus receberá seis partidas. No dia 4 de agosta, jogam Suécia contra Colômbia, e Nigéria versus Japão, em rodada dupla. Três dias depois, duelam Suécia e Nigéria, e Japão e Colômbia, também em rodada dupla.

No dia 9 será a vez do futebol feminino. Se enfrentam na Arena da Amazônia EUA e Colômbia, e Brasil contra a África do Sul.

Por Thiago Botelho

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Subir