Dia a dia

Manaus ganha ludoteca e academia ao ar livre a partir de parceria social

A ludoteca, primeira em Manaus resultante de investimento social, foi equipada pelo Instituto Sabin com recursos lúdicos para ajudar nos atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de violência - foto: divulgação

A ludoteca, primeira em Manaus resultante de investimento social, foi equipada pelo Instituto Sabin com recursos lúdicos para ajudar nos atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de violência – foto: divulgação

A prefeitura de Manaus inaugura nesta quarta-feira (27) dois empreendimentos que são frutos de sua bem-sucedida parceria social com o Laboratório Sabin. O primeiro é uma ludoteca, com foco no trabalho de reparação de danos sociais e psicológicos sofridos por menores de idade vítimas de violência na capital, e o segundo, mais uma academia ao ar livre, que vai proporcionar lazer e bem-estar a centenas de pessoas que buscam esses espaços públicos para se exercitarem.

A ludoteca, inaugurada esta tarde, funciona no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Zona Centro-Sul, sob a administração da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh). Já a academia foi instalada no complexo turístico da Ponta Negra, Zona Oeste.

A ludoteca, primeira em Manaus resultante de investimento social, foi equipada pelo Instituto Sabin com recursos lúdicos para ajudar nos atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de violência. O espaço conta com jogos, brinquedos, livros e material pedagógico para auxiliar psicólogos e assistentes sociais nos trabalhos de aproximação e interação.

“Os brinquedos e os jogos auxiliam o trabalho. Quando a criança está ali, naquele ambiente, se sente mais à vontade para falar da violência que sofreu ou presenciou, o que facilita um diagnóstico”, explica o gerente do Instituto Sabin, Fábio Deboni.

Vários objetos fazem parte do universo das ludotecas. Entre eles estão quebra-cabeça, fantoches, bonecas de pano, giz de cera e massa de modelar. Outros brinquedos como bonecos sexuados, policial, família terapêutica e família inclusão social também são instrumentos de trabalho para o acompanhamento psicossocial das vítimas.

Nos estados onde o Instituto Sabin já atua com esse projeto, cerca de 40 mil pessoas foram impactadas. Segundo Deboni, “a instalação da ludoteca proporciona um atendimento com mais qualidade, o que ajuda a minimizar o sofrimento psíquico, reparar os danos e a restabelecer a proteção no âmbito familiar”.

Saúde ao ar livre

Já a nova academia ao ar livre da Ponta Negra conta com 10 equipamentos de ginástica, incluindo alongador, simuladores de cavalgada, caminhada e remo. A academia será entregue às 19h por Fábio Deboni e pelo diretor presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita.

Esta é a terceira academia que o Laboratório Sabin entrega para a população de Manaus. As outras duas funcionam no Parque Sumaúma, Zona Norte, e no Coroado, Zona Leste. A expectativa é que o novo espaço na Zona Oeste beneficie aproximadamente mil pessoas por mês.

“Nosso propósito é investir constantemente em iniciativas que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades onde o Laboratório Sabin atua”, afirma Fábio Deboni.

Há quatro anos em Manaus, o Laboratório Sabin, por meio do Instituto Sabin, realizou diversos investimentos sociais voltados à melhoria da qualidade de vida da população local, não apenas em parceria com órgãos públicos, mas também com instituições filantrópicas e de iniciativa privada.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir