Esportes

Manaus FC aposta na tecnologia

Mitoso acredita que o Manaus FC pode conquistar título nos juniores - foto: Diego Janatã

Mitoso acredita que o Manaus FC pode conquistar título nos juniores – foto: Diego Janatã

Pioneiro no futebol amazonense na implantação da análise de desempenho, método que consiste na utilização de câmeras para filmar os jogos dos adversários e avaliar os acertos e erros dos seus jogadores, o Manaus FC aposta na tecnologia para conquistar o Campeonato Amazonense de juniores 2016 – que começa dentro de 30 dias – e garantir o direito de participar da Copa São Paulo em 2017.

Ontem, durante a apresentação do elenco que vai disputar o Estadual, o analista de desempenho, formado em educação física com pós-graduação em tecnologia aplicada ao futebol, Victor Santos, 24, acredita que o Gavião do Norte vai surpreender os adversários e brigar pelo título no Juniores e no profissional na temporada 2016.

“A análise de desempenho consiste em coleta de dados através de câmeras durante os jogos que vão desde passes errados, finalizações, perda de bola, além da avaliação de posicionamento dos jogadores. Depois vamos conversar com os atletas individualmente para avaliar o desempenho. Também vamos avaliar o esquema tático da equipe adversária e seus principais jogadores e os dados vão ser repassados para o treinador”, enfatizou Santos.

De acordo com ele, para realizar esse trabalho serão utilizadas três câmeras nos jogos oficiais e treinamentos. O analista disse que quando fez a proposta para diretoria do Manaus FC, eles não pensaram duas vezes em implantar a tecnologia para modificar o cenário do futebol amazonense.

“O Manaus está inovando no futebol local e apostando na tecnologia para conquistar esse campeonato. Isso já deu certo no ano passado, quando conquistamos o Campeonato Amazonense Infantil, e agora vai ser ampliado para a categoria de juniores e para o futebol profissional”, disse.

Reforços do interior

Com a filosofia de valorizar a prata da casa, o Manaus FC acredita que pode usar 70% da base do time de Juniores na equipe profissional em 2016. O técnico Igor Cearense já começou a pré-temporada e aposta na evolução da equipe até a estreia na competição.

“O Manaus sempre priorizou os jogadores da terra. Avaliamos atletas de vários municípios e os que estavam disputando a Copa dos Rios. Trouxemos um garoto de Autazes, o atacante Robinho que tem tudo para brilhar no futebol amazonense”, avaliou.

Vindo da comunidade rural de Marechal Rondon, no município de Autazes, (a 110 quilômetros de Manaus), o atacante Robinho, 19, que cresceu ajudando os pais na roça, prometeu agarrar com “unhas e dentes” a chance de jogar futebol profissional no Gavião do Norte.

“Eu comecei jogando futebol no quintal de casa. Ajudava meus pais na roça. É uma oportunidade que vou agarrar com vontade. Meu sonho é vencer no futebol, ajudar a minha família e dar uma casa para os meus pais. Eu venho da roça com muito orgulho”, afirmou.

por: Augusto Costa

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir