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Manaus é a 4ª cidade brasileira no ranking de turismo de negócios e eventos

Centro de Convenções Vasco Vasquez é o novo destino dos grandes eventos realizados em Manaus – foto: arquivo EM TEMPO

Centro de Convenções Vasco Vasquez é o novo destino dos grandes eventos realizados em Manaus – foto: arquivo EM TEMPO

Com uma média de 6%, Manaus está entre os destinos mais visitados do país pelo turista de negócios e eventos, atrás apenas de Rio de Janeiro (33,25), São Paulo (16,7%) e Foz do Iguaçu que apresenta o mesmo índice.

O dado, divulgado nesta quinta (25), é resultado da Pesquisa de Impacto Econômico Dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil, produzida pela Fundação Getúlio Vargas e para o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

A pesquisa foi realizada em 16 eventos internacionais realizados nas cinco regiões do país, entre março e agosto deste ano, e ouviu 1.659 participantes. O estudo mostrou ainda que, no período do levantamento, Manaus recebeu mais turistas estrangeiros de negócios e eventos do que Belém (4,5%) e Salvador (4,4%).

Dos entrevistados, 67,6% estiveram no Brasil pela primeira vez e 60% dos que já visitaram o país estiveram aqui por motivo de negócios e eventos. As cidades mais visitadas na viagem anterior foram Rio de Janeiro (27%), São Paulo (22,1%), Florianópolis (4,9%), Salvador (4,6%) e Foz do Iguaçu (3,6%).

“Vale ressaltar que 87,7% dos turistas visitaram a cidade de realização do evento pela primeira vez”, ressaltou o assessor da presidência da Embratur, Walter Ferreira.

Ao avaliarem a cidade-sede do evento, 74% dos turistas entrevistados afirmaram que a imagem é positiva. Entre os que planejam ficar na cidade do evento, a permanência média é de três dias. Sobre a receptividade dos atendentes locais e das pessoas, 92% avaliaram como boa ou regular.

Despesas maiores

O estudo apontou que, com uma média diária de US$ 304, no Brasil, as despesas do turista de negócios e eventos é quatro vezes maior que os custos dos visitantes que chegam ao país em busca de viagens de lazer. De acordo com a pesquisa, esse segmento tem um gasto médio apenas de US$ 73,77, por dia.

“Com uma permanência média de sete noites no Brasil, a maioria dos entrevistados informou que pretende retornar ao país – 38% em no máximo dois anos. Para 74% dos entrevistados, a imagem do Brasil é positiva e 92% elogiaram a receptividade do povo brasileiro”, destacou Ferreira.

A organização da viagem também foi tema do estudo, que mostrou que para 64,6% dos entrevistados, o fato do evento ter sido realizado no Brasil influenciou positivamente a decisão de participar.

De acordo com Ferreira, em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados divulgados em maio pela ICCA (Internacional Congress and Convention Association), entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315.

O assessor da Embratur disse que, no mesmo período, o número de cidades que sediaram esse tipo de evento subiu 145%, ou seja, de 22 para 54. “O ranking divulgado mostra que o Brasil permaneceu entre os dez países que mais recebem congressos e convenções associativas, liderado pelos Estados Unidos”, salientou.

A maior parte dos entrevistados (52%) pela FGV tem a viagem organizada por eles mesmos. Ao todo, 45% dos participantes buscaram a organização do evento no Brasil para colher informações sobre serviços e produtos turísticos, enquanto 20% procuraram a internet.

Por Emerson Quaresma (Jornal EM TEMPO) e assessorias

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