Dia a dia

Mais de 80 quilos de Pirarucu seco são apreendidos na Manaus Moderna

O pescado não tinha a devida documentação – foto: divulgação/Batalhão Ambiental

O pescado não tinha a devida documentação – foto: divulgação/Batalhão Ambiental

O Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu, na manhã deste domingo (7), na feira da Manaus Moderna, Centro, aproximadamente 81 quilos de manta seca de Pirarucu sem documentação. A apreensão ocorreu após denúncia anônima.

De acordo com o Batalhão Ambiental, o responsável pelo setor de pescado não se encontrava no local durante a abordagem, mas o material apreendido foi levado ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP). Segundo o BPAmn, a espécie encontra-se em período de defeso conforme Instruções Normativas do IBAMA n° 34/2004 (Pirarucu).

Por esse motivo, os 81 quilos de pescado foram apreendidos e exibidos a autoridade competente no 1° DIP para procedimentos de polícia judiciária. O BPAmb enfatizou ainda que a comercialização de espécies que se encontram em defeso só é licita quando oriundas de áreas de manejo ou criadores devidamente autorizados.

Orienta-se ainda que o consumidor exija do comerciante o certificado de origem do pescado que está sendo adquirido, fins de inibir a perpetuação da prática ilícita, estimulando assim a adequação da atividade e do comércio.

Para denunciar crimes ambientais é só ligar para o 190 ou para o linha direta do Batalhão Ambiental 98842-1547/988023699.

Com informações da assessoria

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir