Sem categoria

Mais de 6 mil eleitores deixaram de fazer o cadastro biométrico no AM

Os eleitores começaram a chegar na sede do TRE-AM, localizado na Zona Sul, por volta das 5h de hoje, tudo para garantir as primeiras senhas de atendimento - foto: Marcio Melo

Os eleitores começaram a chegar na sede do TRE-AM, localizado na Zona Sul, por volta das 5h de hoje, tudo para garantir as primeiras senhas de atendimento – foto: Marcio Melo

No último dia para a realização do cadastro biométrico, pouco mais de 6 mil eleitores lotaram as dependências do Tribunal Regional Eleitora do Amazonas (TRE-AM),  nesta quarta-feira (4), para regularizarem a situação e se manterem aptos a votar nas próximas eleições. Os eleitores, que aguardavam do lado de fora da sede do órgão, reclamaram da desorganização no atendimento.

Eles começaram a chegar na sede do TRE-AM, localizado na Zona Sul, por volta das 5h de hoje, tudo para garantir as primeiras senhas de atendimento. Mesmo assim, aqueles que não conseguiram agendar o cadastro ou outro serviço pelo site do órgão, tiveram que esperar por mais de cinco horas.

Foi o caso do industriário Paulo Batista que justificou a procura pelo cadastro biométrico somente no último dia, devido as falhas do sistema do TRE-AM, que não lhe permitiu realizar o serviço em tempo abio. “Há dois meses venho tentando agendar o cadastro e nunca obtive sucesso. Sempre dava erro no site ou informava que as vagas disponíveis para a próxima semana já estavam esgotadas. Hoje, vim fazer a última tentativa. Em quatro horas de espera, não consegui nem pegar uma informação, quanto mais uma senha. Ficarei tentando até o final do dia, caso contrário, terei que arcar com as penalidades”, disse.

O secretário de TI do TRE-AM, Messias Andrade, disse que aproximadamente 900 servidores do órgão estiveram envolvidos nas ações de regularização do título, para atender todos os eleitores que compareceram na sede, nesta quarta-feira. Segundo Messias, a meta para cadastrar 1,302 milhões de eleitores foi alcançada hoje.

Durante o mês de abril, o TRE-AM tinha capacidade para atender 6 mil pessoas, diariamente. Por conta da falta de eleitores, os atendimentos reduziram para 4 mil. Na última semana, o atendimento aumentou para 5,5mil. O prazo não será prorrogado, devido ao calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina que os serviços de regularização devem ser encerados 150 dias antes das eleições. A abertura para o cadastro biométrico estará disponível novamente, no mês de novembro.

Por Gerson Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir