Sem categoria

Mais de 20 mil veículos devem deixar a capital durante o feriado prolongado

 

Mais de 20 mil veículos devem deixar a capital - foto: Márcio Melo

Mais de 20 mil veículos devem deixar a capital – foto: Márcio Melo

Mais de 20 mil veículos devem deixar a capital no feriado prolongado  nesta sexta-feira (4), com o ponto facultativo para servidores públicos e federais, conforme estimativas da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Amazonas (Arsam).

De acordo com a Arsam,  durante todo o feriado, a fiscalização do serviço de transporte rodoviário intermunicipal coletivo de passageiros será operada por cinco empresas permissionárias. A fiscalização vai contar com a participação do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil em pontos estratégicos de saídas da capital.

O feriadão vai alterar o funcionamento de serviços essenciais como bancários, horário do comércio e funcionamento de serviços hospitalares.

De acordo com o presidente do sindicato dos bancários do Amazonas (Seeb-Am), Nindberg Barbosa, os bancos vão funcionar normalmente na segunda-feira (7), já no dia do feriado fecham e retornam normalmente na quarta-feira (9).

Os serviços básicos de saúde mantidos pelo governo do Estado e pela prefeitura vão manter plantões 24h para atender a população em geral, no caso da  Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o plantão será mantido por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu – 192) e na Maternidade Moura Tapajoz, localizada na avenida Brasil, na Compensa, Zona Oeste, que exercerá suas atividades integralmente neste período do feriado prolongado.

As demais unidades municipais de saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas, que realizam atendimento ambulatorial, suspenderão suas atividades neste período, reestabelecendo o atendimento no dia (9).

A  Secretaria Estadual de Saúde (Susam) informou que a rede de urgência, formada por nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – para onde devem ser encaminhados, prioritariamente, os casos de urgência de baixa e média complexidade, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal-estar súbito –, além de 07 Prontos-Socorros.

Para o atendimento às grávidas, a Susam disponibiliza sete maternidades que funcionam todos os dias, também em regime de 24 horas.

As unidades do programa Farmácia Popular estarão funcionando normalmente na segunda (7), das 8h às 18h. Só não abrem no feriado da terça-feira, voltando a atender na quarta-feira, a partir das 8h.

De acordo com a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), o comércio não será afetado com o feriado.  Ainda segundo o órgão, a rede varejista e atacadista de Manaus, com base na lei municipal 1.283/08,  também funcionará no feriado do dia (8),

Na segunda-feira (7), o comércio da região central e shoppings terá funcionamento normal. Já na terça-feira (8), o  comércio da região central funcionará de  9h às 13h. Os shoppings funcionarão com horário normal de terça-feira, com exceção do Manaus Plaza,  onde as lojas funcionaram no horário de 9h ás 21h. Áreas de lazer e praça de alimentação funcionará de 10h às 22h.

Por equipe Em TEMPO Online

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir