Política

Mais de 1,1 mil candidatos dão a largada à campanha eleitoral em Manaus nesta terça

Com apenas 45 dias de campanha eleitoral e um teto máximo de gastos que beira os R$ 9 milhões, os candidatos a prefeito, vice e a vereadores não têm tempo a perder e, no primeiro dia oficial de campanha, que inicia nesta terça-feira, eles colocam o “bloco na rua”. A movimentação inicia bem cedo com atividades diversas, que vão desde bandeiraços, corpo a corpo, caminhadas e panfletagem. Todos os nove candidatos a prefeito alegam que irão realizar atividades da manhã à noite, até o dia do pleito, 2 de outubro.

E o pontapé da campanha será dado pelo candidato da coligação “Mudança para transformar”, Marcelo Ramos (PR) que, na companhia de seu vice, o deputado Josué Neto (PSD), dão a largada na caça aos votos às 7h desta terça-feira. Ramos, inclusive, foi o primeiro entre os nove candidatos a anunciar a sua pré-candidatura majoritária ao pleito e, também o primeiro a realizar convenção partidária em que confirmou seu nome como candidato a prefeito de Manaus.

Ramos e Neto realizam na manhã de hoje uma panfletagem na rotatória do conjunto Eldorado, Parque 10, Zona Centro-Sul. “O nosso primeiro ato, será no sinal da bola do Eldorado, que é a marca de todas as minhas campanhas, desde a primeira como vereador. Aquela área tem a minha cara e vamos estar entregando jornalzinho e santinhos, oferecendo as propostas que temos para mudar a vida da nossa cidade”, disse o ex-deputado.

Sobre a participação das lideranças dos partidos coligados, Marcelo diz que se houver disponibilidade por partes deles, com certeza estarão trabalhando diretamente em sua campanha. “Eu acredito que todos deverão estar comigo, obvio que nós queremos governar e liderar pelo exemplo. Se os deputados federais Alfredo Nascimento e Pauderney Avelino e o senador Omar Aziz estiverem em Manaus, certamente eles estarão lá comigo. O meu vice estará comigo cedo, mas chegará a tempo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para realizar a sessão plenária”, disse Ramos.

Também às 7h, a chapa “Compromisso com o povo”, que tem como candidatos a prefeito e vice, o deputado estadual José Ricardo (PT) e o militante do PCdoB, Yann Evanovick, respectivamente, vão realizar um bandeiraço junto com a militância de ambos os partidos nas proximidades do Terminal da Constantino Nery (T1) e, por volta das 16h, realizam um comício no bairro Cidade Nova, Zona Norte. “Vamos estar no primeiro dia nas ruas, fazendo a campanha e dialogando com a população e vou estar em cima da Kombi fazendo a minha manifestação. Vamos ter uma série de visitas em nível de comunidade, que é a pratica a ser realizada todos os dias”, adiantou José Ricardo.

Caminhada
A Zona Leste foi a escolha da dupla Henrique Oliveira (SDD) e Alessandro Bronze (PRTB) para o início da campanha majoritária de ambos, onde farão uma caminhada nos bairros João Paulo e Armando Mendes, com início às 8h30. “Nossa ação amanhã (hoje) e nos próximos 45 dias será focada no corpo a corpo com a população, com panfletagem nos semáforos, caminhadas pelos bairros. Reuniões com as entidades de classe, com as associações dos bairros, com os líderes comunitários, e todos aqueles que querem uma cidade melhor. Estaremos nas ruas construindo nossa aliança com o povo”, disse o vice-governador licenciado.

Os partidos PRTB e PMB que fazem parte da coligação, também participarão do ato, por meio dos candidatos a vereador que disputarão uma vaga no Legislativo municipal. De acordo com Henrique, estar nas ruas é a chance de apresentar de forma mais clara as propostas elencadas em seu programa de governo e, ainda, receber as sugestões da população, das entidades de classe e das organizações sociais.

Conversa com o eleitor

Estreando na disputa majoritária, Silas Câmara (PRB) e seu vice, Amadeu Soares (PSC), vão “conversar” pela manhã, às 6h, com os usuários do Terminal 3 na Cidade Nova, Zona Norte. À tarde, será a vez da rua do Comércio, uma das principais do Parque 10, na Zona Centro-Sul. Ainda nesta terça, a Zona Leste receberá uma reunião comunitária seguida de caminhada, no bairro Jorge Teixeira. “Agora são caminhadas todos os dias e vou continuar me reunindo com os bairros, como estou fazendo todos os dias. Eu faço em média de três reuniões por dia, com a participação de 500 pessoas adultas, sentadas, que moram em casas diferentes”.

Câmara adiantou também que contará com o apoio de voluntários que irão ficar posicionados em bases nas quatros zonas da cidade, distribuindo materiais de sua campanha. “Não vou fazer bandeiraço porque isso é para candidatos ricos. Minha campanha vai ser de militância mesmo, de muita reunião e nada de pirotecnia”, ressaltou.

Pós-expediente

Candidato à reeleição, o prefeito Arthur Neto (PSDB) lança sua campanha às 17h com uma caminhada ao lado do seu vice, deputado federal Marcos Rotta (PMDB), na avenida do Fuxico, bairro Jorge Teixeira, Zona Leste “O meu primeiro ato vai ser acordar cedo e ver obras, porque eu não vou deixar de ser prefeito por causa de eleição. Vou estabelecer um horário para que eu possa me dedicar e colocar minha roupa de civil e ir para a luta”, disse Arthur, salientando estar reunido com Rotta desde o fim da semana passado para estabelecer toda a estratégia da campanha.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir