Esportes

Lugano diz que joga até de goleiro e fala em encerrar carreira no São Paulo

O uruguaio também afirmou que a tendência é que o São Paulo cresça ao longo da competição- foto: divulgação

O uruguaio também afirmou que a tendência é que o São Paulo cresça ao longo da competição- foto: divulgação

O zagueiro uruguaio Diego Lugano foi apresentado oficialmente pelo São Paulo nesta segunda-feira (18).

Em entrevista coletiva, ele disse que sua principal função no clube será assumir a responsabilidade nos momentos ruins e afirmou que quer ser tratado igual a todos os colegas.

“Estou 100% à disposição para ser parte do grupo, jogando ou não jogando, levando água para os companheiros. Isso é ser parte do grupo”, afirmou o zagueiro.
Lugano fez um balanço do que deve ser a temporada para o São Paulo e disse que a Libertadores deste ano estará forte como nunca.

“Se você ver a Libertadores hoje, todos os times grandes estão se preparando para vencer. É uma brincadeira de gente grande”.

O uruguaio também afirmou que a tendência é que o São Paulo cresça ao longo da competição.

“Quando o São Paulo começar a ganhar os jogos, o time vai crescendo. É diferente dos times que começam voando e caem. O mais difícil vai ser o começo. O torcedor vai ter que ter paciência com a comissão técnica estrangeira, jogadores que estão começando. Vai ser difícil, mas o São Paulo vai pegando força e, se Deus quiser, vai estar na decisão da Libertadores”, disse.

Finalmente, perguntado sobre o risco que corria de manchar a história que construiu no São Paulo, ele foi categórico.

“Como muita gente me falou, tem muito risco, por ser tão boa minha primeira passagem. Mas o risco fica em quinto lugar quando tem uma torcida e um clube que precisa de você. A tendência é que tudo dê certo. E se não for como sonhamos, não será por falta de trabalho e compromisso”, afirmou o uruguaio, que pensa em terminar a sua carreira no clube paulista.

“É um desejo que eu tenho, mas vamos pouco a pouco. Eu não sei quando será o meu último jogo, mas tomara que seja aqui”, disse.

Estreia

Sobre sua estreia, Lugano disse que ainda não está pronto e que a decisão será da comissão técnica.

“Infelizmente perdemos tempo na ultima semana até eu vir para o São Paulo e tenho que recuperar agora. Não sei exatamente quando estarei pronto, futebolisticamente. A comissão técnica determinará. Acho que semana que vem estarei fazendo trabalho de campo, mas a estreia é o treinador quem vai saber”.

O zagueiro já treinava no São Paulo desde quarta-feira (13), após recepção calorosa da torcida no aeroporto internacional de Guarulhos, na terça (12).
Entretanto, não irá ao Paraguai para enfrentar seu ex-clube, o Cerro Porteño, em partida amistosa, na quarta-feira (20).

No São Paulo, porém, ele disse que topa até mesmo substituir Rogério Ceni.

“Se ele [o técnico] quiser me botar de goleiro, eu vou, sem problema”, afirmou.

Histórico

Lugano foi contratado pelo São Paulo em 2003, vindo do Nacional, do Uruguai. Pelo clube do Morumbi, o zagueiro foi campeão do Paulista, da Libertadores e do Mundial em 2005, além do Campeonato Brasileiro em 2006.
Nos últimos anos, entretanto, o uruguaio fez poucos jogos e passou por times e ligas menos expressivas. Depois de boa passagem pelo Fenerbahçe, da Turquia, ficou um ano e meio no PSG, entre 2011 e 2013, mas fez apenas 21 partidas.

Foi, então, emprestado ao Málaga e, no meio de 2013, transferiu-se para o West Bromwich Albion, da Inglaterra. Em maio de 2014, porém, o uruguaio se desligou do clube, que brigava para não cair naquele ano.

Após a saída, Lugano ficou mais de seis meses parado e, apenas em 2015, voltou aos gramados, dessa vez na Suécia, pelo desconhecido BK Hackën. No mesmo ano, retornou para a América do Sul, contratado pelo Cerro Porteño.

No Paraguai, Lugano jogou apenas seis meses, mas ganhou a admiração da torcida. Em apenas um semestre, fez 16 jogos e marcou surpreendentes cinco gols. Pelo São Paulo, foram 176 jogos e 11 gols.

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir