Economia

Lojistas dão descontos de até 70% em Manaus

Promoções são uma das estratégias adotadas para driblar a concorrência e ganhar clientes nas compras do Ano-Novo. - foto: Ricardo Oliveira.

Promoções são uma das estratégias adotadas para driblar a concorrência e ganhar clientes nas compras do Ano-Novo. – foto: Ricardo Oliveira.

 

Com descontos de até 70%, lojistas do ramo de confecções e calçados de Manaus pretendem aumentar as vendas que antecedem as comemorações do Ano-Novo. Os comerciantes apostam também na oferta de produtos de estoque e no pagamento em prestações para atrair os consumidores.

Nas lojas de confecções, o tradicional branco nas peças para a festa de Réveillon domina as vitrines.

Os preços mais populares variam entre R$ 32,90 e R$ 79,90, dependendo do tipo de modelo da roupa. Esse valor já é com o desconto, mas o consumidor deve ficar atento e conferir com o vendedor.

Há lojas que exibem o preço real e o percentual de desconto. Outras apelam para o “leva cinco e pague três”. O desconto nesses casos chega, em média, a 20%.

Com as promoções, os lojistas pretendem atrair consumidores que estão de férias e aquecer as vendas também em janeiro, mês em que as empresas costumam renovar o estoque e baixam ainda mais os preços.

A expectativa dos lojistas é aumentar o movimento de pessoas em até 20% nesses quatro dias de funcionamento do comércio antes do feriado do dia 1º de janeiro.

Gincana

De acordo com o gerente de uma grande rede de calçados, Alexandre Juan, uma estratégia adotada na empresa, além dos descontos, foi implantar uma gincana entre os vendedores.

A ideia é aproveitar a chance entre os que vão trocar produtos que ganharam de presente no Natal para oferecer outras ofertas da loja e, assim, ampliar as vendas. “Os produtos que são trocados, isto é, devolvidos, podem ganhar nova roupagem nas vitrines e, assim, serem ainda mais valorizados. Ou seja, podemos vendê-los sem descontos”, disse.

Para o gerente Bruno Campos, de uma rede de confecção importada, mesmo que o consumidor não perceba, ele é atraído pelas promoções.

 

Estratégia

Segundo ele, a oferta de peças em cores variadas é um convite para as pessoas entrarem na loja e se informar sobre os produtos. “O que faz o cliente comprar são fatores como produto, preço, praça (onde é vendido) e a promoção”, disse.

 

Por Lindivan

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