Política

Legendas partidárias marcam suas convenções para último dia do prazo em busca de maior apoio

ilustracao-politica-convencoes-elvis

As legendas realizam as convenções nos dias 30 de julho e no último dia do prazo, 5 de agosto, de forma a intensificar as alianças – arte: Elvis Chaves

Os partidos políticos têm até o dia 5 de agosto, conforme determina a Legislação Eleitoral, para realizar suas respectivas convenções partidárias, de forma a oficializar os seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de Manaus. A maior parte das legendas optou em realizar suas convenções nos dias 30 de julho e no último dia do prazo (5 de agosto), de forma a intensificar as articulações em torno das alianças.

Nesse cenário de suspense está o PSDB, partido do prefeito Arthur Neto, que agendou a sua convenção eleitoral para o último dia do prazo, previsto para iniciar às 18h, em local a ser definido. Conforme o presidente regional da sigla, Mário Barros, a decisão desta data é comum dentro do partido para que haja tempo de completar e resolver as negociações sem causar problemas no dia. “Esse período que nós teremos até o dia permitido, será para definição de nomes de vice e coligações para cargos proporcionais”, disse.

Arthur Neto já anunciou seu desejo de concorrer à reeleição do cargo, entretanto, ele ainda negocia com partidos aliados o nome do político que deve compor a chapa com ele na posição de candidato a vice. Nos bastidores, o nome que mais ganha força é o do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado Josué Neto (PSD).

Também marcada para o dia 5 de agosto está a convenção do PDT, em que deverá ser ratificada a candidatura do deputado federal Hissa Abrahão a prefeito de Manaus. Nesse dia, serão oficializados ainda a chapa proporcional com 62 pessoas candidatas a uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Assim como outros partidos, o PDT ainda não definiu o nome do aspirante a vice-prefeito para compor com Hissa.

A convenção do PDT está marcada para iniciar à 18h, em local ainda indefinido. “Ainda não decidimos onde será, mas já estamos verificando”, afirmou o presidente regional do partido, Stone Machado. Segundo ele, está prevista a presença na convenção do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

Os anúncios das candidaturas a prefeito do deputado federal Marcos Rotta, pelo PMDB e de Silas Câmara, pelo PRB, também estão marcados para o dia 5 de agosto, com a diferença de horários. A convenção do peemedebista será pela parte da manhã, ainda sem horário e local definido, e de Silas acontece às 18h, em local a definir. A convenção do PMDB será dirigida pelo presidente do partido, o senador Eduardo Braga.

Presidente do SDD no Amazonas, Henrique Oliveira quer “quintuplicar” o número de filiados na legenda- foto: Ione Moreno

Henrique Oliveira agendou a convenção do SDD para o dia 5 de agosto, no Japiim – foto: Ione Moreno

Henrique se mantém firme

Vice-governador do Estado, Henrique Oliveira (SDD) segue firme com sua pré-candidatura a prefeito de Manaus e já agendou a convenção do partido para o dia 5 de agosto, último dia do prazo eleitoral, com início às 17h, em uma casa de shows no bairro Japiim, Zona Sul.

Já o PT e PCdoB – que articulam uma aliança – marcaram suas convenções para o próximo dia 30, às 9h no Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas, localizado na avenida Duque de Caxias, bairro Praça 14, Zona Sul.

O evento oficializará a chapa própria de vereadores e o nome de José Ricardo para candidato a prefeito, podendo ser mudado de acordo com a definição da aliança feita com o PCdoB. “Estamos querendo fazer uma aliança e convidamos o PCdoB para fazer parte e ser vice da nossa campanha, mas, eles têm a princípio o Eron e não confirmaram ser vice na nossa chapa”, disse José Ricardo.

Nesse diálogo com o PT, a convenção do PCdoB acorrerá também às 9h do dia 30, no Clube Municipal, na avenida Torquato Tapajós. De acordo com o pré-candidato a prefeito Eron Bezerra, até a data marcada, ambos os partidos deverão finalizar a discussão em torno da composição da chapa. “Eu tratei até com o presidente estadual do PT, e como isso já está marcado previamente pelos partidos, é uma questão apenas de você não perder prazo, já que precisa ser comprido toda a burocracia”, ressaltou Eron destacando que a senadora Vanessa Grazziotin estará presente na convenção.

A convenção do PMN – que tem como pré-candidato o ex-deputado Chico Preto – será dia 30 pela parte da manhã, sem definição de horário certo e local. O prefeiturável ainda não possui indicação para seu vice na chapa.

Por Diogo Dias

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir