Sem categoria

Lançada campanha para combater violência no trânsito de Manaus, que em 2 anos matou 487 pessoas

O lançamento da 2ª Semana em uma unidade de saúde faz parte das atividades que envolvem várias secretarias – foto: Márcio Melo

O lançamento da 2ª Semana em uma unidade de saúde faz parte das atividades que envolvem várias secretarias – fotos: Márcio Melo

Em dois anos, 487 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Manaus, de 2014 a 2015. A maioria dos mortos foi motociclista: 158, segundo registrou o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

A perda de vidas e o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito custam caro. No Amazonas, o custo na rede pública de saúde é, em média, de R$ 400 milhões por ano, informou o Manaustrans. Na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na Zona Leste da capital, 55% dos leitos são ocupados por jovens com trauma crânioencefálico decorrente de acidentes de motocicleta.

A Prefeitura de Manaus insistirá em campanhas para conscientizar os motociclistas, principalmente os jovens, para adotarem hábitos de pilotagem segura. Com essa finalidade, o prefeito Arthur Neto (PSDB) lançou, na manhã dessa segunda-feira (21), a 2ª Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência de Trânsito, com o tema ‘Sua atitude muda o trânsito e salva vidas’.

As ações serão realizadas especificamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com orientação aos pacientes. Também haverá panfletagem nos semáforos. Outra iniciativa é o Plano Intersetorial de Segurança Viária para Manaus, que consiste em reforçar o atendimento médico às vítimas de trânsito e ampliar a fiscalização nas ruas para combater a imprudência.

Semana-Mul-Combate-a-Violencia-Transito--Marcio-Melo

Na próxima segunda-feira (28), o Manaustrans realiza o Dia Municipal de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência no Trânsito, com abordagem na avenida Autaz Mirim – via recordista de acidentes de trânsito com vítimas fatais.

O início da abordagem será na Escola Municipal Maria Ferreira, com 150 alunos do 4º e 5º ano, do turno matutino. “O lançamento da 2ª Semana em uma unidade de saúde faz parte das atividades que envolvem várias secretarias. Queremos enfatizar os impactos que os acidentes de trânsito provocam na saúde pública. Além disso, pela primeira vez, teremos a união dos gestores do Estado e da cidade de Manaus com a proposta do Plano de Segurança Viária para Manaus”, antecipou o diretor presidente do Manaustrans, Eudes Albuquerque.

As atividades serão executadas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Batalhão de Trânsito (Batran), Polícia Rodoviária Federal e outros órgãos.

Por Gerson Freitas

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir