País

Justiça suspende divulgação de resultado do Fies de segundo semestre

A Justiça Federal suspendeu nesta sexta-feira (7) a divulgação do resultado do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até que o Ministério da Educação preste esclarecimentos sobre os critérios de distribuição das vagas no país.

A decisão foi tomada pelo juiz federal Francisco Renato Filho, após questionamento da Anima Educação, dona de instituições como UniBH, São Judas e Unimonte. A empresa apontou, segundo o documento, “inconsistências e desigualdades” na seleção do segundo semestre, que ofertou 61,5 mil novos contratos em todo o país.

“Cursos com conceito [de qualidade] maior e situados na mesma localidade receberam menos vagas do que cursos com conceito menor. Por exemplo: o curso de engenharia civil da impetrante, que possui conceito 4 [de 1 a 5], obteve aprovação de 20 das 90 vagas solicitadas, enquanto que o mesmo curso do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, com conceito inferior (curso autorizado), teve 46 vagas aprovadas”, relatou o juiz.

Assim, ele pede que o Ministério da Educação (MEC) aponte de que forma foram fixadas as vagas por instituição participante do Fies. Até lá, ficam suspensos “os prazos de inscrição dos alunos e a divulgação dos resultados da pré-seleção e da lista de espera do FIES”.

A ‘Anima Educação’ informou que decidiu ingressar na Justiça para “garantir a transparência, a ética e a observância, pelo Poder Público, das regras inerentes ao Fies”.

O processo seletivo deste semestre foi encerrado na quinta-feira (6) e a divulgação do resultado está prevista para a próxima segunda (10).

Procurado, o MEC informou que não vai comentar o assunto porque ainda não foi notificado da liminar (decisão provisória).

Por Folhapress

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir