Dia a dia

Julho Verde: ação na FCecon visa prevenção aos cânceres de cabeça e pescoço

A ideia é que o movimento ‘Julho Verde’ ganhe força nos próximos anos, conscientizando a população da importância de prevenir-se – foto: divulgação

A ideia é que o movimento ‘Julho Verde’ ganhe força nos próximos anos, conscientizando a população da importância de prevenir-se – foto: divulgação

Visando chamar a atenção da sociedade para o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, comemorado nesta segunda-feira (27), a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) iluminará seu prédio de verde, cor que simboliza a data.

A ação, realizada em parceria com a coordenação estadual da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (Sbccp) e a Organização não Governamental Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), acontece às 18h, na rua Francisco Orellana, Dom Pedro, Zona Centro-Oeste.

De acordo com o diretor-presidente da FCecon, pneumologista Edson de Oliveira Andrade, a ideia é que o movimento ‘Julho Verde’ ganhe força nos próximos anos, conscientizando a população da importância de prevenir-se.

“Uma parcela significativa dos cânceres de cabeça e pescoço é causada pelo consumo de cigarro e bebidas alcoólicas em excesso, o que demonstra que a doença pode ser evitada. A associação desses dois fatores, considerados de risco para este e outros tipos da doença, pode aumentar as chances de se contrair o câncer, em especial, o de boca”, explicou.

Considerando a demanda gerada pelas neoplasias de cabeça e pescoço e a necessidade de ampliação do número de profissionais especializados no Estado, a FCecon criou, em 2012, a Residência em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, vinculada ao Serviço de Residência Médica da instituição, hoj sob a coordenação do otorrinolaringologista Joacy Azevedo. Atualmente, três médicos estão em processo de especialização na unidade hospitalar.

Dentro deste contexto, a FCecon também vem desenvolvendo pesquisas relacionadas aos cânceres de cabeça e pescoço a partir do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), que recebe o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Um deles, iniciado ano passado, com o tema “Levantamento dos cânceres de boca atendidos na Fundação Cecon no período de 2009 a 2013”, analisou 84 casos de câncer de boca nos últimos cinco anos na unidade hospitalar.

Principais tipos
De acordo com o coordenador regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, cirurgião Jefferson Medeiros, o especialista nessa área trata doenças benignas e malignas da boca, laringe, faringe, tireoide e glândulas salivares, de caroços no pescoço e pele da face e do pescoço. O carcinoma epidermoide é o principal tipo de câncer de boca, faringe e laringe, enquanto o carcinoma papilífero é o tipo de câncer de tireoide mais comum.

Ele explica que o câncer mais frequente nas regiões da cabeça e pescoço nas mulheres é ode tireoide, que quando diagnosticado na fase precoce, apresenta até 95% de chances de cura após a cirurgia para a retirada da glândula, principal tipo de tratamento para a doença. Entre os homens, os mais comuns são os de boca, laringe e faringe. Tumores pequenos e localizados apresentam taxa de cura superior a 90%.

“Nódulos persistentes podem ser câncer e, em geral, há suspeita da doença quando eles não desaparecem em até 21 dias. Outro sintoma que pode apontar a presença de tumores malignos é a rouquidão que persiste por mais de três semanas, em especial em fumantes e pessoas que consomem habitualmente bebidas alcoólicas”. Neste caso, alerta o especialista, deve-se procurar um cirurgião de cabeça e pescoço para uma avaliação clínica.

Com informações da assessoria

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2016 EM TEMPO Online. Todos Os Direitos Reservados.

Subir